O Presidente do Tucanafro SP, Ivan Lima, assumiu nesta quinta-feira (03) a Presidência do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
O Conselho, criado pelo governo de SP, tem a função de formular diretrizes e promover atividades que visem à defesa dos direitos da comunidade negra, eliminando as discriminações que o atingem, contribuindo para sua inserção na vida sócio-econômica e político-cultural de onde vivem.
Ivan assume a posição do Dr. Marco Antonio Zito Alvarenga, que se licencia da função para concorrer ao cargo de deputado estadual em outubro. “Assumo a presidência, com muita honra, para defender os direitos da população negra neste estado, juntamente a todos os conselheiros.
A partir da criação do conselho começaram a se formar grupos de especialistas que colocaram o seu conhecimento técnico-acadêmico à disposição da causa negra, formulando diretrizes e promovendo atividades afirmativas.
O Coletivo de Advogados Negros do Estado de São Paulo, por exemplo, foi o primeiro desses grupos a se organizar no Conselho, tendo imediatamente se envolvido no processo sucessório da OAB/SP, levando à criação da Subcomissão do Negro da OAB (hoje Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios).
Especialistas na área de educação, em atuação no Conselho, estruturaram uma assessoria junto à Secretaria de Educação e trabalharam na criação de material didático que respeita a população negra e a diversidade de maneira geral, iniciativa pioneira no país.
“Agora, como presidente, espero avançar com uma política de estado para promoção da igualdade e oportunidades para a população afro-brasileira,” finalizou Ivan Lima.