Nosso país hoje sofre com uma altíssima taxa de homicídio que não permite que os brasileiros vivam com tranquilidade. São 55 mil assassinados por ano no Brasil, e a culpa disso é a falta de infraestrutura destinada à segurança pública, a prevenção e combate ao crime e inércia do governo federal. A Polícia, principalmente a Federal, vem sendo desvalorizada no atual governo. Por Dilma, foram diversas as promessas feitas para a área, mas pouquíssimas foram cumpridas.
Aécio Neves já se comprometeu a mudar esta realidade. Em seu governo, centros de inteligência policial, unidades de repressão a criminosos recorrentes serão criados. Além disso, Aécio incentivará a integração de ações e informações entre as polícias. Ele também irá fortalecer e ampliar os programas de formação de policiais comunitários, dando assim maior segurança para a população.
Outra proposta é a de implantar sistemas unificados de informação, que incluam métodos de coleta, registro, processamento e compartilhamento de informação, aumentando a inteligência policial para o combate aos crimes. Outra proposta é o aumento de pena para crimes de violência ou ameaça praticados contra agentes públicos que tenham função na política de segurança, sendo eles policiais, juízes, promotores etc.
O fortalecimento da Polícia Federal também é prioridade. A promessa de fortalecimento da PF e da Força Nacional, feita pelo atual governo, não aconteceu e foi deixada para trás. A Polícia Federal perdeu pessoal e reduziu suas operações. Aécio garantirá o verdadeiro fortalecimento da PF, dando total garantia de que suas ações tenham autonomia e independência, algo que não vem acontecendo no atual governo.