Revirando os arquivos do Tucanafro, encontrei material que registra nossa tentativa de rebater aquilo que o publicitário Paulo Vasconcelos, acertadamente, classificou como a exploração profissional da baixaria em uma campanha política. No vídeo, temos o depoimento de Luislinda Valois, a primeira juíza negra do Brasil, mandando um recado à militância tucana e ao povo brasileiro, sobre os boatos e mentiras disseminadas pela campanha petista, que diziam que Aécio e o PSDB, se eleitos, acabariam com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
Essa balela começou a circular durante o segundo turno da campanha presidencial de 2014, num momento em que os institutos de pesquisa mostravam Aécio à frente de Dilma Rousseff.
Luislinda desmentiu os boatos e ratificou o compromisso do PSDB e de Aécio Neves com o combate ao racismo e o apoio a promoção da igualdade racial. Vale a pena conferir o vídeo, quando Luislinda rebate as mentiras do PT.
O desfecho da eleição todos conhecem. Empreendendo uma campanha de baixíssimo nível moral, com propagação de mentiras e toda sorte de má-fé e ataques pessoais ao seus adversário, Dilma Rousseff foi reeleita numa das disputas mais acirradas da recente história democrática brasileira, com apenas 3% a frente de Aécio Neves.
Mas a verdade se impõe e, como “nunca antes na história desse país”, a frustração entre a promessa da véspera da eleição e a realidade do dia seguinte da vitória eleitoral foi tão rápida e amarga.
Dilma tem feito rigorosamente o oposto do que prometera. À época, rebatendo as críticas sobre o excessivo número de ministérios, Dilma disse: “(…)Tem gente, inclusive, querendo reduzir ministérios. Vocês podem saber os ministérios que eles querem reduzir. Um deles é o da Igualdade Racial, o outro é o que luta em defesa da mulher. O outro é de Direitos Humanos (…)”.
Em setembro do ano passado, entretanto, Dilma anunciou a remoção do status ministerial Seppir, enfraquecendo o simbolismo de uma pasta importante para 53% de brasileiros que se declararam negros ou pardos. Pela lógica do que Dilma disse em campanha, importantes áreas sociais foram enfraquecidas em seu governo.
Com níveis de reprovação históricos, Dilma e o PT, receberão da população brasileira, nas eleições municipais desse ano, o troco da grande mentira que contaram para o povo. Nós do Tucanafro, por sua vez, vamos refrescando a memória o nosso povo…
Juvenal Araújo Júnior
Presidente nacional do Secretariado da Militância Negra do PSDB – Tucanafro