A Secretária da Igualdade Racial e presidente do Tucanafro Bahia, Luislinda Valois, lança nesta quinta-feira (11/8) no Rio de Janeiro/RJ, a cartilha “Por Olimpíadas sem Racismo”, direcionada ao público dos Jogos Olímpicos. O evento, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, acontece às 17h no Terraço da Casa Touring, que fica no espaço Casa Brasil, na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.
“As Olimpíadas reúnem pessoas do mundo todo e representam uma excelente oportunidade para celebrarmos e praticarmos os conceitos de diversidade e tolerância. Mas é importante que as pessoas saibam identificar e denunciar atos de racismo, que muitas vezes acontece de forma camuflada. Precisamos nos conscientizar de que racismo é crime”, afirma Luislinda Valois.
A cartilha “Por Olimpíadas sem Racismo” explica as diferenças entre injúria racial e racismo e traz alguns exemplos de racismo velado, que inclui, entre outros atos: inferiorizar e/ou apelidar alguém a partir de suas características físicas (cor e etnia); considerar a pessoa inferior intelectualmente, negando-lhe um cargo ou emprego; ofender verbal ou fisicamente a vítima, bem como desprezar os costumes, hábitos e tradições de uma etnia. O documento, publicado em português e inglês, também traz os contatos do governo federal e do Rio de Janeiro, caso seja necessário fazer uma denúncia.
Às 15h, antes do evento de lançamento da cartilha, a Secretária Luislinda fará uma visita à Casa Brasil, um espaço que reúne atividades relacionadas à diversidade natural, artística, gastronômica, cultural e econômica do país, durante as Olimpíadas. Participam do projeto da Casa Brasil diversos órgãos do governo federal, estadual e municipal.
Clique aqui para acessar a cartilha na íntegra
*Com informações da Seppir