Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Tucanafro Acre dá início a programa para combater a discriminação racial

26 de fevereiro de 2014
Email Share

TucanafroAcreCriado há quatro meses, o Tucanafro Acre, núcleo temático do PSDB, tem o objetivo de ampliar e enriquecer a atuação do partido no enfrentamento ao racismo por meio de ações afirmativas, reconhecimento e valorização da população negra, conforme antecipou à época o presidente nacional do Tucanafro, Juvenal Araújo.

No decorrer destes meses, os integrantes da diretoria do Tucanafro no Acre desenvolveram um programas de atividades que serão realizadas no decorrer de 2014.

“Agora em fevereiro fizemos uma triagem no bairro Caladinho, onde foi realizado um diagnóstico das necessidades da região e, assim, vamos elaborar um programa de ações específico para a região”, informou Tadeu Côelho, presidente do Tucanafro Acre.

Nesta primeira edição do Tucanafro nos bairros a proposta é realizar uma semana de palestras educativas e de saúde, culminando com um dia de lazer e shows com talentos dos bairros. “Vamos envolver todos os segmentos da localidade, como escola, igrejas, grupos de capoeira e artista da região, para atrair mais pessoas aos eventos e assim poder divulgar mais nosso núcleo”, ressaltou Tadeu.

Questionado sobre a importância da criação deste núcleo no partido, Tadeu Coelho frisou a valorização e reconhecimento que o PSDB dedicou à causa afrodescendente. “Após o Tucanafro observei mais facilidade e maior diálogo entre nossos líderes para tratar assuntos inerentes à nossa raça. Observei ainda que o núcleo gerou um interesse nas pessoas para promover o debate sobre igualdade racial”, disse.

E foi nestes debates e reuniões com lideranças partidárias e sociedade civil que o Tucanafro Acre viu a necessidade de criar uma estrutura nacional para dar maior visibilidade à bandeira da igualdade racial. “Gostaríamos de apresentar ao nosso presidente nacional, Senador Aécio Neves, que inclua em seu programa de governo uma lei que crie na estrutura do poder executivo federal e nacional a Secretaria de Igualdade Racial, além de espaço nos programas de televisão da rede pública, para debates que levem ao conhecimento de toda a sociedade, programas desenvolvidos para nossa raça”, falou Alexandre Fonseca, vice-presidente do Tucanafro Acre.

Mesmo com todo trabalho desenvolvido pelo PSDB, iniciado no governo de Fernando Henrique Cardoso, como a criação do Programa Nacional de Direitos Humanos e Programa Nacional de Ações Afirmativas, os afrodescendentes ainda enfrentam problemas. Os diretores do Tucanafro Acre foram categóricos em afirmar que faltam ainda no país incentivos nas relações étnico-racial e na educação. “A sociedade brasileira é marcada por desigualdades e discriminações. Faz-se necessário que este nosso trabalho realize ações que possam respeitar as diferenças e promover a luta contra as várias formas de discriminação”, ressaltou Tadeu.

Compartilhe!

Ad