O Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, e o Presidente do Tucanafro Rio de Janeiro, Eduardo Sol, se reuniram, na tarde de terça-feira (25), com Valmir Almeida, integrante do PMDB Afro do Rio de Janeiro para pensar em parcerias para promoção da igualdade racial no estado.
O Tucanafro e o PMDB Afro demonstraram ter vários pensamentos em comum entre si, como por exemplo o desejo da alteração da Lei 10.639 para que crianças possam interagir, desde o início da vida escolar, com a cultura afrodescendente. Atualmente, apenas a partir da 5° série que os estudantes aprendem a história do continente e do povo africano.
Segundo Valmir Almeida, é necessário que o racismo seja desconstruído na mente das crianças logo na base. “Até mesmo a UNESCO recomenda que o conteúdo sobre a cultura africana seja ensinado à criança nos primeiros anos, o que não acontece no Brasil. A escola se limita ao que a lei pede. Logo, é necessário alterá-la para melhorar a prevenção ao racismo”, afirma.
Outro ponto abordado no encontro é a enorme burocracia encontrada para que a igualdade racial seja promovida. Os municípios e os estados têm dificuldades em implantar as políticas porque, constantemente, são propostos novos planos, ao invés de ser seguido o Estatuto da Igualdade Racial que já é válido em todo o país.
Segundo Valmir, os propósitos do Tucanafro e do PMDB Afro são convergentes e ambos já viram que o PT está mais preocupado em apresentar propostas do que realmente agir a favor da igualdade. “Há um claro descontentamento com a política nacional de igualdade racial. Recentemente, realizaram uma conferência sobre o tema em Brasília, mas o que vimos foi mais um evento político: apenas apresentações de propostas e nada de resultados”, completa.
Como resultados, espera-se, principalmente, um maior número de estudantes negros nas universidades, maior representação na política e cargos de alto escalão, aumento da renda média se comparada a dos brancos e diminuição das vítimas de violência entre os afrodescendentes.
Segundo Juvenal Araújo, a iminente parceria com o PMDB Afro servirá para fortalecer o movimento contra o racismo no estado fluminense. “Estamos reunindo pessoas de bem que queiram trabalhar conosco nesta árdua caminhada para termos igualdade racial neste país. Contar com o apoio do PMDB no estado só irá nos dar ainda mais força para alcançarmos nossos objetivos. O trabalho que já desenvolvem é de muita relevância”, avalia o Presidente do Tucanafro Brasil.