O Tucanafro, desde o último final de semana, passou a abranger mais uma cidade mineira. Trata-se da cidade de São João Del Rei, a cerca de 200 km da capital Belo Horizonte, que possui aproximadamente 84 mil habitantes.
Na ocasião em que foi fundado, líderes da militância negra na cidade organizaram um evento com apresentações de um grupo de pagode, desfile de misses, folia de reis, apresentações de congado, capoeira, dança zouk e hip hop para inaugurar o secretariado.
Para o Tucanafro São João Del Rei, definiram-se os nomes de Cláudio Márcio de Faria (Presidente), Teté (Vice-Presidente) e Éric Miguel (Secretário).
Os três já tinham trabalhos relacionados à igualdade racial na cidade, e se interessaram pela proposta do Tucanafro. “A intenção é conscientizar cada vez mais pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa, o PSDB tem um grande propósito de promoção da igualdade, e queremos fortalecer isso na cidade”, afirmou Eric.
O Presidente do secretariado comenta que o objetivo é levar para as periferias o grafite, a capoeira, e outras atividades que têm a ver com a cultura afrodescedente. De imediato, um concurso de redação será realizado nas escolas com o tema discriminação racial.
Segundo Juvenal Araújo, Presidente do Tucanafro Brasil, a expansão do secretariado no estado fortalece os objetivos traçados. “Contar com parceiros como esses na cidade nos dará novas possibilidades. O Tucanafro está cada vez mais fortalecido, pois, a cada dia, temos mais pessoas competentes engajadas conosco nesta luta por igualdade”, contou.