Nesta segunda-feira (03), o Tucanafro chegou ao Morro do Papagaio, região periférica de Belo Horizonte, em evento que contou com 70 filiações ao partido. O secretariado da militância negra do PSDB vai se consolidando, cada vez mais, como um importante elo entre o partido e a população carente de oportunidades de crescimento.
Com o principal intuito de conscientização sobre as questões que envolvem a igualdade racial no País, o Tucanafro ganha importantes aliados para que o racismo seja mais debatido, empoderando o negro para que ele trabalhe pela igualdade e autoafirmação. “Estamos aqui para propor uma união entre negros e não negros para trabalhar nesta missão: o fim do preconceito racial”, afirmou Juvenal Araújo, Presidente do Tucanafro Brasil.
Juvenal mencionou as inúmeras dificuldades que o povo negro tem no Brasil, justificando a falta de oportunidades como o principal motivo para existência da desigualdade racial. Os salários mais baixos e a alta violência foram alguns dos outros problemas apontados.
No Morro do Papagaio, o responsável por coordenar as ações do Tucanafro será o líder comunitário Júlio “Fessô”. “Nós precisamos ter mais voz, por isso, a criação do Tucanafro é importante para toda comunidade pois faz que estejamos mais próximos da política”, salienta.
Júlio tem uma história de vida para ser usada como exemplo. Foi viciado em drogas como cocaína e crack, foi preso, tornou-se traficante, mas conseguiu dar a volta por cima. “Graças a Deus, e por não querer ver o sofrimento de minha família, mudei de vida”, diz.
O Diretor da Assessoria de Assuntos Sociais de Vilas e Favelas, Cris do Morro, também esteve presente e ressaltou a importância do engajamento da população na luta por uma sociedade mais justa.