Belo Horizonte ganhará, amanhã (05), mais uma sede do Tucanafro, agora no bairro São Francisco. A coordenação será do líder comunitário Adair Oliveira, líder em sete comunidades próximas: Vila Huimatá, Santa Rosa, Aldeia, Escadão, Vila Real, Bananal e Cachoeirinha.
No evento de criação, será realizada uma palestra sobre a situação do negro no país pelo Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, que apresentará o trabalho do secretariado da militância negra presente em 24 estados. Um representante da Cemig também estará presente para conscientizar e esclarecer dúvidas sobre o consumo de energia.
Além disso, outras atividades serão realizadas ao longo do evento. Haverá atendimento bancário para que os moradores abram contas, espaço de lazer para as crianças e distribuição de filtros de água que ajudam a evitar doenças como cólera, salmonela, diarreia, disenteria e outras.
Segundo Adair Oliveira, a expectativa para a criação do secretariado é muito boa. “Estamos querendo abraçar de vez esta causa e contribuir para a conscientização e promoção da igualdade racial,” afirmou.
Ainda segundo Adair, a vida nas comunidades é bem movimentada, porque sempre são realizadas palestras, dinâmicas e atividades de entretenimento.