O Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, se reuniu nesta sexta-feira (06) com representantes de grupos de congado de Minas Gerais para planejar a organização de um evento para fortalecer uma das principais referências da cultura afrodescendente no Brasil.
A princípio, planeja-se a realização do encontro entre os grupos de congados e lideranças políticas na primeira quinzena de julho. O congado é, hoje, uma das poucas manifestações culturais remanescentes da cultura africana no Brasil. Minas Gerais tem um papel de destaque neste sentido, e sendo o congado uma festa com mais de 300 anos de história, são festejados os santos São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora Aparecida.
Durante a época da escravidão, o congado foi uma fonte de fé e esperança para o povo negro e, mesmo com grandes dificuldades, a tradição persiste até hoje. Como pontos críticos, os participantes mencionam o total desconhecimento sobre a cultura congadeira por parte da maior parte da população – o que muitas vezes gera confusões com o candomblé – e também a falta de recursos e suporte para realização dos eventos.
A partir do encontro planejado, Juvenal Araújo já planeja ações para fortalecer os congadeiros. “Estamos unindo forças políticas para que este tipo de cultura permaneça viva. É essencial que respeitemos as nossas origens para que toda a diversidade seja mantida. As diferenças fazem parte da riqueza de nossa humanidade e não podemos deixar que elas desapareçam,” afirma o Presidente do Tucanafro Brasil.