O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial não passou em branco em Roraima. O Tucanafro do estado promoveu um evento para reforçar a luta contra o racismo e sensibilizar as pessoas a respeitarem as diferenças. Mais de 200 pessoas estiveram presentes se engajando na luta contra o racismo e a favor da igualdade.
O evento contou com a presença de autoridades políticas, da Associação dos Travestis, da Associação das Lésbicas, da Associação de Umbanda Assuaer, da Associação Dos Filhos e Amigos Ashe Tata Bokule (afatabe) e representantes folclóricos, além de presença de quadrilhas, do grupo Diversidade, dos moradores do bairro equatorial e conjunto Cruviana, simpatizantes do Tucanafro e uma apresentação da banda Nativa.
Segundo a Presidente do Tucanafro Roraima, Cândida de Magalhães, o secretariado do estado aproveitará as datas comemorativas para sensibilizar um público maior. “O resultado deste evento foi muito bom, muita gente compareceu, e precisamos sempre trazer mais pessoas para se engajarem na busca por igualdade racial”, afirmou.
História
A data 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1976, para lembrar o triste episódio do massacre de Shaperville, durante o período do apartheid, na África do Sul.
Nesta mesma data, em 1960, 69 negros foram assassinados e outros 186 feridos gravemente pela polícia por estarem protestando contra a exigência de liberação para circular livremente nas regiões hegemonizadas pela minoria branca.