O Tucanafro Santa Catarina vem tendo uma agenda movimentada no Estado com eventos e ampliações do secretariado. Atuando há pouco mais de sete meses, já são nove unidades do segmento espalhadas na federação, e outras nove planejadas para serem criadas com previsão até fim de junho.
No último fim de semana, o Presidente do Tucanafro SC, Ronaldo Laurindo, esteve presente em Camboriú, onde também foi criado mais uma unidade do secretariado, para fazer uma palestra sobre a situação do negro no Brasil.
Ronaldo discursou sobre o trabalho do Tucanafro, que pretende buscar as melhores políticas, junto a população negra, para combater o racismo. “Tive a honra de poder conversar com essas pessoas, apresentar um pouco do nosso trabalho. Também falamos da importância do Tucanafro no resgate das políticas públicas implementadas a partir da gestão de FHC. Além disso, tivemos a honra de estar com nosso ex-governador Leonel Pavan, uma das principais lideranças políticas de Santa Catarina”, conta.
Além disso, o Tucanafro SC chegou aos municípios Imbituba e Laguna. Em ambos os locais os militantes foram capacitados para atuarem como importantes lideranças, de forma a conscientizar mais pessoas sobre o problema da desigualdade racial.
Segundo Ronaldo, o Tucanafro é ainda um embrião, mas que está se desenvolvendo no momento ideal. “É importantíssimo para o PSDB ter esta participação da sociedade na construção de políticas públicas pela igualdade racial. Precisamos ter um olhar para a educação e uma política de reparação das desigualdade relativas à população de afrosdescendentes, maioria no Brasil.