O Secretariado da Militância Negra do PSDB de São Paulo (Tucanafro) realiza, neste sábado (02), mais uma etapa do curso de formação política com recorte étnico-racial do “Projeto Abraço Negro”. A ação tem como objetivo a formação dos membros dos Tucanafros municipais de São Paulo, apontando o protagonismo do PSDB na implementação das ações afirmativas e avaliar o cenário atual das políticas públicas em todo estado.
“O curso surgiu com o objetivo de promover a formação política para militantes e pré-candidatos do Tucanafro nos municípios do Estado de São Paulo. A ideia é abrir núcleos do secretariado em todas regiões. Mas, antes de abrir outras sedes, temos que preparar a equipe para todos ficarem cientes dos objetivos e prioridades do Tucanafro”, explica o engenheiro e professor universitário, Ivan Lima, que é o atual Presidente Estadual do Conselho da Comunidade Negra e membro da executiva estadual do Tucanafro do Estado de São Paulo.
O evento acontece, entre 10h às 15 horas, na sede do Diretório Estadual do PSDB na capital paulista (Avenida Indianópolis, 1.123), e contará com participação especial do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, João Doria. Para o presidente estadual do Tucanafro, Fernando Mestre Sala, a presença é importante para o pré-candidato assumir o compromisso com a população negra do município de São Paulo. “A participação de João Doria enriquece o evento e, principalmente, a pauta da militância negra do PSDB. É importante que ele assuma, publicamente, que garantirá espaços de negros e negras nos principais escalões de seu governo, que com isso ele possa desenvolver, com olhar apropriado e sensibilizado, políticas para o nosso povo negro”, destaca o vice-presidente nacional do Tucanafro.
O “Projeto Abraço Negro” também contará com palestras temáticas e atrações culturais, além disso será exibido um documentário sobre a história do negro no Estado de São Paulo. A advogada, Dra. Alessandra Franco, que é vice-presidente estadual do Tucanafro, observa que a programação do evento irá contribuir para conscientizar a militância negra do PSDB. “É importante que possamos levar uma base sobre o movimento e história do negro, desde a África até o Brasil, para dentro dos nossos diretórios municipais. A partir do momento em que todos tiverem consciência de sua história e dos direitos que foram subtraídos, os negros vão passar a ter uma união sólida para lutar por igualdade”, conclui a presidente do Tucanafro de Santos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO “PROJETO ABRAÇO NEGRO”:
10h às 10h30 – Recepção e credenciamento
10h30 às 11h – Filme / Documentário: “Documentários sobre a história do Negro no Estado de São Paulo”
11h às 12h – Palestra: O Negro no Mercado de Trabalho
Participação: Presidente Adney Araújo – Secretária Estadual da Igualdade Racial do SESPIR – FETIASP e do CONEPIR
12h às 13h – Coffee Break e Atração Cultural
Convidada: Cantora Letícia Santos
13h às 14h – Palestra: Nossa África Brasileira – Educação e Diversidade
Participações: Professor Natanael dos Santos – Escritor e Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Unicamp
Professora Maria Aparecida de Laia – Secretária Estadual do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN-SP)
14h às 15h – Programa de Governo Acelera São Paulo – GT Comunidade Negra