Participação das mulheres nas eleições municipais será decisiva
No ano em que se comemora oito décadas da conquista do voto feminino no Brasil, a revista americana sobre marketing político e estratégia eleitoral, Campaigns and Election, apontou como decisiva a participação feminina nas eleições em 2012.

Brasília – No ano em que se comemora oito décadas da conquista do voto feminino no Brasil, a revista americana sobre marketing político e estratégia eleitoral, Campaigns and Election, apontou como decisiva a participação feminina nas eleições em 2012.
Segundo o artigo, citado na coluna do jornalista Fernando Rodrigues, além das mulheres serem maioria do eleitorado (52%), elas têm “relação próxima com os temas da cidade”, enquanto os homens teriam mais afinidade com “temas macro”.
Para a presidente nacional do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, uma maior participação feminina na política passa por uma mudança cultural dos partidos. “Um fato que ocorre em todas as legendas é a distribuição desigual dos recursos de campanha. Isso precisa mudar”, argumenta. Thelma ressalta ainda que as mulheres estão muito ligadas às questões cotidianas como saúde, educação e assistência social e que poderiam contribuir mais efetivamente no processo decisório. “O PSDB-Mulher tem feito um trabalho importante de preparação e inserção na política, mas sabemos que podemos mais. Os partidos precisam perceber o potencial político feminino para que passem a investir na sua formação”, avalia a presidente.
Porém, segundo a publicação, apesar do peso das mulheres nas eleições municipais em 2012, essa representatividade na política ainda é muito baixa e a grande maioria dos cargos públicos eletivos ainda é ocupada por homens.