A cheia que atinge a região amazônica deixa em estado de alerta moradores do interior do Acre, principalmente em Xapuri (distante da capital acreana 189 km), onde a Defesa Civil Municipal monitora o volume das águas constantemente. A cidade é banhada por dois rios, Xapuri e Acre, que intensificam o controle de enchente.
“Com as fortes chuvas que voltaram a cair na região e nas cabeceiras dos afluentes dos referidos rios, estamos atentos para qualquer urgência no tocante aos trabalhos e apoio as famílias que possa ser atingidas”, informou Joscires Ângelo, coordenador municipal da Defesa Civil.
No início de fevereiro a cota do rio Acre chegou a 12,58 cm, ultrapassando a cota de alerta. Nos dias 17 e 18, o nível dos rios em Xapuri praticamente atingiu a cota de transbordamento, medindo nesses dois dias 13,27 cm.
“Mediante a situação, em conjunto com o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Alto Acre, foram iniciadas as ações de prevenções do plano de contingência para um possível transbordamento”, garantiu Marcinho Miranda (PSDB), prefeito da cidade.
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil está de prontidão 24 horas enquanto perdurar esse período de inverno.
Aproveitando suas visitas nos locais que requerem atenção, o Coordenador Municipal da Defesa Civil, orientou os catraieiros sobre os riscos e a atenção, devido à subida do nível das águas e dos constantes balseiros que estão descendo em quantidade muito grande.
De acordo com a Defesa Civil Estadual o nível dos principais rios acreanos, hoje (26) é:
Rio Branco: 14,37 m – IP: 0,5 mm (situação de transbordamento)
Riozinho do Rola: 14,80 m – IP: 0,2 mm
Assis Brasil: 4,36m – IP: 0,0 mm
Brasiléia: 6,45 m – IP: 4,6 mm
Xapuri: 11,78 m – IP: 0,2 mm
Sena Madureira: 14,10 m – IP: 6,3 mm (situação de alerta)
Tarauacá: 7,83 m – IP: 14,4 mm
Cruzeiro do Sul: 11,08 m – IP: 23,5 mm
Assessoria