“A União Europeia está em falta conosco”, diz Serra em Paris
Após visitar a Argentina e Cabo Verde, o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), está em Paris, onde participará da reunião do conselho de ministros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), marcada para quarta (1°) e quinta-feira (2). De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo, o tucano tem uma pesada agenda de contatos bilaterais para tentar destravar negociações comerciais e a principal delas é o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE).
“Ao contrário do que se imagina, o obstáculo a esse acordo não é o Mercosul. É a União Europeia, que não quer abrir mercado aos produtos agrícolas”, disse Serra. “A União Europeia está em falta conosco, porque ficou de apresentar oferta para alguns produtos e não apresentou. Só faremos concessões se recebermos algo em troca; não gosto de concessões unilaterais”, completou o ministro.
Segundo o Estadão, no dia 11 de maio, enquanto o Senado discutia se admitiria ou não o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o Mercosul e a UE trocaram ofertas para fechar um acordo comercial, mas a proposta europeia frustrou por ser, basicamente, a mesma desde 2004. As principais ausências da oferta, a que o ministro se referiu, foram a carne e o etanol.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.