Alckmin assina contrato dos trechos Sul e Leste do Rodoanel

Investimentos a serem feitos pela concessionária nos dois trechos somam R$ 5,194 bilhões

Acompanhe - 10/03/2011

Investimentos a serem feitos pela concessionária nos dois trechos somam R$ 5,194 bilhões

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 10, o contrato entre a ARTESP e o Consórcio SPMar para a operação do Trecho Sul e construção do Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas.

“Hoje é um dia histórico e é de grande importância para São Paulo, e para o Brasil, com a asa Sul e a Leste do Rodoanel concessionadas. São 105,2 km de rodovias concessionadas. A concessão foi um sucesso, a redução da tarifa de pedágio estabelecida foi de 63%. Ela começará dentro de seis meses, enquanto isso vão ser feitas obras complementares no trecho Sul do Rodoanel, que já está pronto”, afirmou o governador Alckmin.

A licitação ocorreu em novembro de 2010 e resultou no maior deságio do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo: as tarifas de pedágio ofertadas ficaram 63,3% menores que o teto estipulado em edital, resultando, à época, em R$ 2,1991 para o Trecho Sul e R$ 1,6493 para o Trecho Leste, valores com base de julho de 2009. Os investimentos a serem feitos pela concessionária nos Trechos Sul e Leste somam R$ 5,194 bilhões.

O início da cobrança do pedágio no Trecho Sul só será autorizado após o término do Programa Intensivo Inicial (PII), previsto no edital para ser concluído em até seis meses. Deverão ser feitos reparos na sinalização, operação tapa-buracos onde houver necessidade, remoção de lixo e entulho e corte e poda de árvores e arbustos. A concessionária também será responsável pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que abrange primeiros-socorros médicos e assistência mecânica.

É importante ressaltar que, independente da quantidade de praças a serem instaladas, o usuário do Trecho Sul do Rodoanel só pagará uma única vez, ao sair do trecho, assim como já ocorre no Trecho Oeste. A ARTESP é o órgão responsável pela fiscalização da concessão.

Trecho Leste

O Consórcio SPMar terá 36 meses para construir o Trecho Leste do Rodoanel, com 43,5 quilômetros de extensão, e que interligará o Trecho Sul, desde sua ligação com a Av. Papa João XXIII em Mauá, com a Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. O traçado passa por seis municípios: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. Os acessos serão nos seguintes pontos:

* Final do Trecho Sul, junto à interligação com Av. Papa João XXIII, em Mauá;
* Rodovia Henrique Eroles (SP-066) em Suzano;
* Rodovia Ayrton Senna (SP-070) em Itaquaquecetuba;
* Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em Arujá.

Trecho Sul

Com 61,4 quilômetros de extensão, o Trecho Sul iniciou operação em março de 2010. Seu traçado começa no trevo da Rodovia Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste), e interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, além do prolongamento da Av. Papa João XXIII.

Rodoanel

O Rodoanel Mário Covas (SP-21) é uma obra fundamental para desafogar o intenso tráfego da região metropolitana, principalmente de caminhões. Com 170 km de extensão, divididos em quatro trechos, ele redefine a plataforma logística rodoviária de radial para anelar, interligando 10 rodovias que chegam à capital do Estado: Fernão Dias, Dutra, Ayrton Senna, Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera e Bandeirantes.

ARTESP

Temas relacionados:

X
10/03/2011