No aniversário de Belém é anunciada a revitalização do Ver-o-Peso
Na comemoração do aniversário de 400 anos de Belém teve parabéns, bolo de chocolate, abraço fraterno, orações e, claro, vários presentes como o convênio assinado na manhã desta festiva terça-feira, 12, entre o governo do Estado e a prefeitura municipal, para a reforma e revitalização completa do complexo do Mercado do Ver-o-Peso. “Esse é um presente da população do Pará para a capital paraense”, destacou o governador Simão Jatene.
O projeto tem investimento total de R$ 34 milhões, sendo R$ 25 milhões repassados pelo governo estadual e o restante de contrapartida da gestão municipal. O governador Simão Jatene fez questão de lembrar que os recursos são oriundos da população. “Estamos juntos tomando a decisão que revitaliza um símbolo da cidade de Belém, que também é um símbolo do Pará. Quero deixar claro que essa não é apenas uma atitude do governo ou da prefeitura, porque o dinheiro é da população que arrecada os impostos. Então esse é um presente para Belém de todo o povo do Pará, que mora nos quatro cantos desse estado”, reiterou Jatene.
O projeto de revitalização da Feira do Ver-o-Peso inclui a implantação de nova cobertura com telhas termo-acústicas, que vão garantir maior conforto aos feirantes e usuários, além de propiciar um novo visual para um dos principais cartões postais da cidade. O projeto contempla ainda mudanças e melhorias no piso, revisão e implantação de novas instalações hidrossanitárias, entre outras ações como a restauração do Solar da Beira e a reurbanização da área do estacionamento.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, informou que o projeto está em fase final de análise no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com o recurso garantido, a obra deve começar assim que for aprovada pelo instituto. “É um projeto lindo, com as instalações hidrossanitárias adequadas, com tudo que se exige de qualidade e higiene para uma feira que vai ser referência internacional. Basta o Iphan autorizar e a gente vai fazer a contratação da obra para começar o mais rápido possível”, afirmou o prefeito ao lembrar que o Mercado de Ferro e o Mercado de Peixes já foram completamente restaurados.
O projeto de reforma e revitalização completa do complexo do Mercado do Ver-o-Peso é uma construção coletiva, fruto de várias reuniões realizadas pela Prefeitura com os feirantes que apresentaram as principais reivindicações e sugestões para melhorias. A proposta seguiu também as diretrizes do Iphan e as exigências da Vigilância Sanitária, garantindo a comercialização e armazenamento dos artigos alimentícios de forma segura, limpa e organizada.
O projeto foi anunciado logo após os parabéns cantado em volta do bolo de 100 metros, que foi dividido com a população que estava na Castilho França, em frente ao Ver-o-Peso.
Homenagens – A cidade acordou com as badaladas dos sinos das diversas igrejas da capital. Uma missa realizada na Catedral da Sé marcou o início das comemorações do aniversário da cidade localizada no coração da Amazônia. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, disse que é sempre uma alegria comemorar o aniversário da capital paraense. Ao pedir que todos rezassem o Pai Nosso, o clérigo fez uma benção especial para a cidade. “Que Deus abençoe a cidade de Belém e todos que aqui vivem”.
A capital paraense também ganhou um abraço simbólico, formado por sete mil pessoas que de mãos dadas enlaçaram parte do complexo histórico da cidade. A ação foi uma iniciativa da Assembleia de Deus que fez uma campanha de 400 dias de oração pedindo paz e bênçãos para a cidade. O pastor Antônio Carlos Silva disse que estava feliz de ter participado de mais esse presente para Belém. “Estou muito feliz em participar desse momento. Eu me sinto orgulhoso de ser um cidadão de Belém e acredito que não existe uma cidade mais bonita e mais aconchegante que Belém, que tem um clima maravilhoso e um povo amável e hospitaleiro. Nós podemos dizer que somos um povo abençoado por morar em Belém do Pará”.
Diversas programações serão realizadas ao longo do dia em comemoração aos 400 anos de Belém.
Do portal do governo do Pará