Alvo de corrupção do PT, Eletrobras tem 15 mil funcionários a mais do que o necessário
Estatal aparelhada pelo PT ao longo de 13 anos de governo, a Eletrobras tem cerca de 15 mil funcionários a mais do que o necessário para o seu pleno funcionamento. Segundo informações da Casa Civil da Presidência da República, levantadas pela Revista Veja, a estatal terá que demitir servidores e equacionar suas contas por somar um rombo de R$ 18,3 bilhões apenas em junho deste ano, um percentual 12,3% maior em relação ao trimestre anterior.
Com severos prejuízos financeiros desde o ano de 2013, a empresa necessita de pelo menos R$ 20 bilhões para organizar as contas pendentes. A Eletrobras vem sofrendo com projetos mal estruturados, atrasos em linhas de transmissão e usinas, além de deficiência de transmissão, o que ameaça a segurança do abastecimento de energia no Brasil. A estatal foi vítima do “eletrolão”, esquema de corrupção capitaneado pelo PT, nos moldes do “petrolão” que atingiu a Petrobras nos últimos anos de gestão petista.
O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) aponta o caso como aparelhamento da máquina pública e classifica a situação como maléfica para o desenvolvimento do Brasil.
“Esse descalabro que ocorre no Brasil não é só na área financeira, na área tributária, mas na área do emprego. O governo existe para fomentar e gerar empregos da iniciativa privada. Não no poder público. O inchaço da máquina no poder público é extremamente maléfico. Quem paga essa despesa é a população brasileira”, afirmou.
Ricardo Tripoli também considera que a situação da Eletrobras chegou a esse ponto como resultado de uma soma de erros por parte do governo afastado de Dilma Rousseff.
“Nada mais é do que a confirmação daquilo que nós já vínhamos dizendo no PSDB. Um volume que extremamente superou ao necessário para uma empresa que tem recursos públicos. O que a gente verifica, na verdade, é um descalabro. A questão econômica como eu coloquei aqui, a questão tributária e agora, a questão política”, disse.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria da revista Veja.