Futuro secretário de Saúde de Doria anuncia medidas para diminuir espera por exames em São Paulo
Anunciado como futuro Secretário de Saúde de São Paulo para a gestão do prefeito eleito João Doria (PSDB), Wilson Pollara declarou, nesta quinta-feira (27), que pretende implantar a prática do “overbooking” para diminuir a fila por exames na cidade. Como destaca matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, atualmente existem mais de 417 mil pessoas aguardando por exames na capital paulista.
A medida consiste em marcar mais consultas do que a capacidade do sistema de saúde oferece, levando em consideração que parte das pessoas faltará ao compromisso. “Temos de 25% a 30% de absenteísmo nas agendas. Isso significa que você marcou um exame para daqui a três, quatro meses e a pessoa não esperou”, ressaltou Pollara.
“Se nós fizermos tipo um overbooking, colocar mais 20% nas agendas, como o avião que faz o overbooking, nós podemos perfeitamente absorver isso em muito pouco tempo”, acrescentou o futuro secretário de saúde, que também garantiu que, no caso de mais de uma pessoa comparecer para realizar um exame no mesmo horário, todas serão atendidas. “Se forem duas pessoas ao mesmo tempo, vamos atender. Aí nós pagaremos o excesso”, afirmou.
Além do overbooking, a gestão do Doria também vai adotar, como forma de reduzir a espera por exames, o “Corujão da Saúde”. O programa utilizará as dependências de hospitais privados entre 20h e 8h pelo período de um ano para zerar a fila por exames. A administração do tucano ainda realizará um pente fino na fila por exames, para analisar quantas pessoas realmente ainda precisam dos procedimentos marcados.
Clique aqui para ler a matéria da Folha.