Em Maceió, vítimas das chuvas têm atendimento médico

PSDB pelo Brasil - 29/05/2017

Em Maceió (AL), a chuva já provocou mortos, feridos e desabrigados. A Prefeitura de Maceió decretou estado de calamidade pública, após o temporal deste fim de semana. Equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão mobilizadas, nesta segunda-feira (29), para o atendimento a famílias desabrigadas em razão das fortes chuvas que atingem Maceió nos últimos dias. A iniciativa é do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).

O SAD vai levar serviços médicos às pessoas que foram encaminhadas ao abrigo oficial improvisado pela Prefeitura, na Escola Municipal Nosso Lar, no Vergel do Lago, além de outros dois postos que estão recebendo suporte do Município: Igreja São José, no Trapiche, e o Clube Recreio Operário, em Fernão Velho.

Atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), parte do efetivo do SAD foi direcionada para atendimentos dos desabrigados.

“Foram encaminhados médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para que possam fazer atendimentos, curativos e levantar a necessidade de medicamentos”, detalhou o coordenador administrativo do SAD Maceió, José de Almeida Vergetti.

Em decorrência da  mobilização, o atendimento domiciliar do SAD ocorre parcialmente nesta segunda e deve ser retomado normalmente nesta terça-feira (30).

“A determinação de é que, prioritariamente, o Serviço preste assistência aos desabrigados por conta das chuvas, mas logo que demanda for resolvida, as equipes do SAD voltam aos domicílios da cidade”, explicou o coordenador.

O SAD é ligado à Rede de Atenção Básica à Saúde e presta atendimento domiciliar para pessoas acamadas cadastradas, levando assistência adequada a usuários com dificuldade de locomoção, que precisam de cuidados pós-operatórios, cuidados paliativos ou ainda pessoas que apresentem a necessidade de acompanhamento médico.

*Clique aqui para ler a reportagem completa.

X
29/05/2017