Silvio Torres diz que PT apresenta “desculpas esfarrapadas” para tentar defender Lula
Programa de televisão petista vai ao ar em cadeia nacional na noite desta terça-feira (23)
Em programa de televisão que vai ao ar em cadeia nacional na noite desta terça-feira (23), o PT faz um desagravo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se viu cercado por uma série de suspeitas de corrupção envolvendo seu nome nas últimas semanas. No vídeo, o partido alega que há uma tentativa de “manchar a história” de Lula e que o ex-presidente vem sofrendo com calúnias. Em um trecho da peça, o PT indaga o porquê de haver “tanto ódio” contra o partido. Para o secretário-geral do PSDB, deputado federal Silvio Torres (SP), as alegações feitas pelo partido são “desculpas esfarrapadas”, já que o envolvimento de petistas em práticas criminosas já foi comprovado por meio de delações validadas pela Justiça.
“As delações não foram feitas, formuladas ou embasadas pela oposição. Para serem aceitas, elas têm que ser comprovadas e acho que nenhuma dessas prisões e condenações que estão acontecendo seriam possíveis se não fossem comprovadas. Não há nenhum ódio contra o PT. A raiva e a rejeição que a população tem demonstrado vêm dos fatos que estão sendo apresentados”, destacou Torres, que acrescentou: “Eles estarão gastando tempo na televisão para tentar convencer a população brasileira de que eles não são os criminosos que a Justiça está apontando. Acho que é uma tarefa bastante difícil”.
Enquanto que parte considerável dos dez minutos do material é voltada para a defesa de Lula, a presidente Dilma Rousseff sequer tem falas no vídeo. Ela é citada apenas brevemente durante um trecho do programa partidário. A petista alegou problemas de agenda para não gravar, segundo informações de matéria do jornal O Estado de São Paulo publicada nesta terça-feira (23). A ausência de Dilma na peça é resultado de “um descontentamento recíproco entre a presidente e grande parte do PT”, na avaliação de Silvio Torres.
“O PT culpa, de alguma forma, a presidente por tudo que tem vindo à tona, dizendo claramente que ela tenta jogar sobre o governo Lula tudo que está sendo levantado pelas investigações. Por outro lado, ela mesma se queixa que esses escândalos que o grupo majoritário do PT provocou estão impedindo ela de governar, estão atrapalhando o governo dela”, ressaltou o parlamentar.