PSDB – PA

Além dos anteriores, dois cubanos abandonam o Programa Mais Médicos

medicos-cubanos Brasília (DF) – O “Diário Oficial” da União na sua edição desta quinta-feira (13) publica o cancelamento dos registros de mais dois profissionais cubanos, que abandonaram o Programa Mais Médicos. Dorayda Igarza Ayla e Walter Jesus Cotarelo Carbonell. Eles estavam lotados em Medicilândia (PA). A portaria de número 49 é assinada por Mozart Julio Tabosa Sales, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde, do ministério.

Na foto, médicos cubanos na chegada ao Brasil no começo do programa do Ministério da Saúde.

O jornal O Globo informa que o Ministério da Saúde confirmou os desligamentos.  “Os dois profissionais foram desligados do programa após abandono de suas atividades sem justificativa. Na última sexta-feira, a prefeitura de Medicilândia, no Pará, informou o Ministério da Saúde da ausência injustificada das atividades por mais de 48 horas”, informou.

O PSDB tem efeito permanentes advertências sobre as condições de trabalho impostas aos cubanos no Brasil. O partido alerta que os profissionais de Cuba são submetidos a rigorosas regras, supervisionadas pelas autoridades cubanas e que não têm direito à integralidade de seus salários. Vários médicos cubanos abandonaram o programa brasileiro revelando suas insatisfações.

Ver mais