PSDB – PA

Declaração de Bens, por Simão Jatene

Jatene PovoDECLARAÇÃO DE BENS

Segundo o dicionário Aurélio, credibilidade é a “qualidade do que é crível”, ou seja, “do que se pode crer”, um atributo que as pessoas constroem pelo seu comportamento e conquistam pela sua história de vida. Desse modo, gozar de credibilidade e prezar por ela deveria ser ponto de partida das relações humanas, em especial quando envolve política, interesse coletivo, bem público. Entretanto, o que se observa é que determinados grupos políticos, sem credibilidade e na impossibilidade de fugir e negar sua história de vida – sabidamente mergulhada na lama -, tentam enlamear os outros, na expectativa de controlar o poder, intimidando e afastando as pessoas de bem da política.

Caras Amigas e amigos,

1. Mais uma vez, o grupo político comandado por conhecido ramo da família Barbalho, constatando que nossa disposição de concorrer às eleições põe em risco seu ambicioso projeto de voltar ao poder a qualquer preço, se utiliza do seu Império de Comunicação para tentar denegrir minha história e imagem.

2. Manipulando informações e induzindo a interpretações falaciosas, de forma leviana, afirma que minha Declaração de Bens não se explica, talvez por imaginar que todas as pessoas tenham seus mesmos hábitos e costumes.

3. Conforme declaração de bens feita à Receita Federal, com 45 anos de trabalho e vida pública, como servidor efetivo estadual e federal, com curso de Especialização em Desenvolvimento Regional, Mestrado pela UNICAMP, ocupando o honroso cargo de Governador pela segunda vez, sendo professor aposentado da UFPA, e tendo sido secretário de estado por várias vezes, além de ter prestado consultoria a instituições como UNICEF e PNUD, organismos vinculados à ONU, o meu patrimônio agregado ao herdado por minha esposa, declarado e VERDADEIRO, soma efetivamente 3 milhões de reais.

4. Finalmente, ressalto que, diferente do procedimento adotado em 2010, encaminhamos ao TRE em 2014 a relação de todos os bens que integram minha declaração para o Imposto de Renda, incluindo os que são, por herança, de propriedade exclusiva de minha esposa. Só como exemplo, a inclusão do apartamento no Ed Montvert e de suas benfeitorias, devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis do 2º Ofício em nome do cônjuge, representa um acréscimo de mais de 1 milhão de reais, o que, somado às nossas rendas nos últimos 4 anos, explicam o crescimento patrimonial identificado. Foi pois a total transparência e compromisso com a verdade que permitiu a irresponsável e fantasiosa matéria “jornalística”, sem que me tenha sido dada qualquer oportunidade de manifestação. Entretanto, para quem publica uma foto de Honduras dizendo ser da Santa Casa, certamente, a verdade e nada disso interessam.

Amigas e amigos,

Desse modo, tendo a certeza de ter esclarecido aos bem intencionados, não posso deixar de dizer que gosto da ideia dos candidatos não apenas declararem mas, sobretudo, explicarem o valor e como construíram seus patrimônios.
Nesse sentido, considerando que não tenho Jornais, emissoras de Rádios e Televisões, convido e desafio de público o dono do Império de Comunicações que tem tentado me enxovalhar e intimidar, para, acompanhado do seu filho candidato, explicarmos em juízo, com acompanhamento da receita federal e se desejar polícia federal, a origem e evolução detalhada de nossos patrimônios. O que, certamente, inauguraria um novo e saudável tempo na política, permitindo que os eleitores, sem sensacionalismo ou manipulação, pudessem perceber que na política maior do que a diferenças entre partidos e “fortunas”, é a diferença de caráter. Ela está na raiz de tudo.

Ver mais