PSDB – PA

“Dou a largada para o segundo turno em muito boa companhia”, diz Aécio

O candidato da ColigaAécio Coletiva SPção Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, agradeceu, nesta segunda-feira (06/10), em São Paulo, o esforço e a confiança dos brasileiros que acreditaram em sua candidatura e o levaram a disputar o segundo turno das eleições com a aprovação de cerca de 35 milhões de eleitores – 33,55% dos votos válidos.

Ao lado de Aloysio Nunes, vice na chapa presidencial, do governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, do senador eleito José Serra, e dos deputados federais Antonio Imbassahy (BA), do PSDB, Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e Mendonça Filho (DEM-PE), Aécio afirmou que dá a largada para o segundo turno em “muito boa companhia”.

“Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer o esforço, o trabalho e a confiança de cada companheiro, cada companheira, em todas as regiões do país. E hoje, de forma muito especial, em São Paulo. A minha candidatura, a partir desse instante, não é mais apenas a candidatura de um partido político ou de uma aliança entre partidos, é a candidatura que carrega a possibilidade concreta do Brasil se reencontrar com o desenvolvimento, com a recuperação dos empregos, com a melhoria da saúde e da segurança”, ressaltou.

O candidato da Coligação Muda Brasil destacou que os brasileiros assistiram no primeiro turno das eleições a “vitória clara desse sentimento de mudança que se espalhou por todo o país”.

“A soma dos votos obtidos pelas candidaturas de oposição demonstra isso de forma muito clara. Sinto-me extremamente honrado de poder, agora, no segundo turno, liderar a condução desse novo projeto para o Brasil e para os brasileiros”, afirmou.

“Suar a camisa”

Aécio agradeceu ainda o apoio recebido em São Paulo, que o levou à vitória no maior colégio eleitoral do país. Ele completou dizendo que está pronto para vencer as eleições e “fazer a grande travessia para um país que cresça, enfrente a questão da inflação e que possa gerar mais oportunidades para os seus filhos”.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin, reeleito com 57,3% dos votos válidos, destacou que é hora de “suar a camisa” e trabalhar para eleger Aécio Neves, em benefício da população brasileira.

“Iniciamos hoje o segundo turno, e quero dizer ao Aécio que a sua palavra, sua alma, atingiu o coração dos paulistas. Quando eu disse, quando se iniciou a campanha, que o Aécio era o mais paulista dos mineiros, eu tinha razão. São Paulo estará junto para ajudar o Brasil no novo momento, para fazer as reformas que o país precisa, para dar um outro grande salto em termos de desenvolvimento, emprego, renda, salário mais alto. Esse é o bom caminho. É uma alegria recebê-lo aqui em nosso Estado, e dizer que conte conosco. Agora é Aécio na cabeça!”, afirmou.

Eleito senador com 58,5% dos votos, José Serra acrescentou que seu objetivo a partir de agora será a mobilização para ampliar a diferença dos votos recebidos por Aécio Neves no Estado.

“São Paulo desempenhou um papel nesse primeiro turno vital para o futuro do Brasil, porque abriu a perspectiva de fato da troca dos responsáveis pela condução do nosso país. Não bastará levar o Aécio para a Presidência, teremos que mudar também o Brasil. Esse será o desafio que teremos, e essa nossa tarefa começa hoje. Jogaremos tudo o que temos, em matéria de esforço, de ideias, de perspectiva para o futuro do país. Tenho certeza que alcançaremos a nossa meta. É Aécio Presidente”, completou.

Entrevista do candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves

São Paulo (SP)

Assuntos: agradecimento aos eleitores; eleições; contato com a família Campos; convergência com as propostas de Marina Silva

(Seguem trechos)

Agradecimento

Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer mais uma vez o esforço, o trabalho e a confiança de cada companheiro, de cada companheira de todas as regiões do país e, hoje, de forma muito especial, em São Paulo. A minha candidatura, a partir desse instante, não é mais uma candidatura apenas de um partido político ou de uma aliança entre partidos. É a candidatura que carrega a possibilidade concreta do Brasil se reencontrar com o desenvolvimento, com a recuperação dos empregos, com a melhoria da saúde e da segurança. O que assistimos nesse primeiro turno foi a vitória clara desse sentimento de mudança que se espalhou por todo o país: a soma dos votos obtidos pelas candidaturas de oposição demonstram isso de forma muito clara e me sinto extremamente honrado de poder, agora, no segundo turno, liderar a condução desse projeto, desse novo projeto para o Brasil e para os brasileiros. Agradecer de forma especial o empenho dos companheiros do Estado, a começar pelo governador Geraldo Alckmin cuja reeleição é, na verdade, um prêmio a quem dedicou a sua vida com absoluta correção, esforço pessoal e incomparável espírito público a sua gente. A reeleição de Geraldo Alckmin da forma como ocorreu não deve ser celebrada apenas pelos seus aliados, ela é, na verdade, a celebração da boa política no Brasil. Vim aqui pessoalmente, governador, para cumprimentá-lo e para dizer que me esforçarei ao máximo para poder na Presidência da República estar ao seu lado para que você faça mais um extraordinário governo no Estado de São Paulo, certamente, com a minha eleição, o melhor de todos, olha que não é fácil, de todos que você já fez. Ao companheiro José Serra, também [quero dar] meu reconhecimento pela solidariedade e meus cumprimentos pela extraordinária eleição que teve, e onde Serra estiver, estará sempre decência, a correção, a qualidade e o preparo. Quero agradecer de forma especialíssima a um grande companheiro de viagem nessa nossa caminhada, um extraordinário homem público, que a cada dia que passa só me dá razões para aumentar a minha admiração, o meu respeito pessoal, o meu companheiro Aloysio Nunes, candidato à Vice-Presidência da República, foi uma honra poder até aqui fazer essa caminhada ao seu lado. Quero agradecer aos partidos aliados, na figura do Paulinho da Força [do Solidariedade], na figura do Mendonça [Filho], que aqui representa os Democratas, na figura deles os demais companheiros que aqui estão.

E dizer que já estamos em campanha. Hoje já é dia para nós de campanha. Já nos reunimos com parlamentares eleitos, vamos manter a mesma mobilização que tivemos até aqui, país afora. Com esse sentimento de que nós temos as melhores condições para fazer o Brasil encontrar um caminho melhor que o atual. E me surpreende abrir os jornais e ouvir a candidata oficial falar de fantasmas do passado. Na verdade, os brasileiros estão muito preocupados com os monstros do presente: inflação alta, recessão e corrupção. Para enfrentar isso é que nos preparamos, reunimos alguns e algumas dos mais qualificados [brasileiros] e qualificadas brasileiras. Estamos prontos para vencer a eleição e fazer a grande travessia. Repito: para um país que cresça, que enfrente a questão da inflação e que possa gerar mais oportunidades pros seus filhos. Dou aqui a largada desse segundo turno em muito boa companhia.

Sobre a motivação em busca de alianças

Recebi hoje, pela manhã, de forma muito honrosa pra mim, um telefonema da ex-ministra Marina Silva, me cumprimentava pelo resultado da eleição. Retribui também, cumprimentando-a pela sua luta, pela sua campanha. E nós temos que agora dar tempo ao tempo. Cada liderança saberá o tempo de tomar uma decisão e qual será essa decisão. Não cabe a mim avançar nesse tema. Claro que todos aqueles que têm como nós o sentimento de que o Brasil precisa mudar para avançar, serão muito bem-vindos nessa caminhada. Mas eu respeito a posição de todas as outras lideranças que participaram – ou mesmo de outros partidos que não participaram dessa eleição – para que no seu tempo, nas discussões internas que certamente travarão, tomar a melhor decisão para o Brasil. Repito apenas que a partir desse instante a minha candidatura é a encarnação da mudança. Da mudança pela qual clamam mais de 70% dos brasileiros. Vamos aguardar que cada força política, cada força da sociedade – que antes esteve conosco nessa primeira etapa dessa da campanha, possa, tomando a sua decisão e, se achar por bem nos acompanhar, serão muito bem-vindos.

Sobre a busca por novos apoios

Quero ampliar o que tivemos no primeiro turno. O apoio da sociedade é fundamental. Agora nós teremos uma situação diferente do que tivemos no primeiro turno, no ponto de vista do espaço que nos será oferecido para falarmos de projetos, para falarmos de Brasil. Teremos agora um tempo isonômico, um tempo equilibrado com o tempo da candidata oficial. E quero aqui convidar a candidata Dilma Rousseff para fazermos uma campanha em alto nível, uma campanha propositiva, uma campanha à altura daquilo que esperam de nós, os brasileiros. Temos projetos que se diferem em vários aspectos e é hora dessas diferenças serem explicitadas. Da minha parte, sempre com enorme respeito. Até porque, ao respeitar o adversário você respeita a própria democracia.

Ver mais