
Na solenidade de inauguração, o governador destacou a importância dos serviços públicos disponibilizados pelo Estado, e afirmou que as ofertas desses serviços valorizam e promovem a cidadania. “Eu tenho certeza que com esse espaço, que sintetiza bem o governo em vários dos seus serviços, quem ganha é a nossa gente, que vai ter todos esses atendimentos concentrados em um só espaço, compatível com os desejos e as necessidades das pessoas”, ressaltou Simão Jatene.
A unidade é a terceira Estação Cidadania implantada no Estado, e a segunda em um município do interior. Além da localização dentro de um shopping, em uma parceria com o Grupo Leolar e a AD Shopping, outro diferencial da unidade de Marabá é a emissão de passaportes. “Graças à parceria que firmamos com a Polícia Federal, os serviços de emissão de documentos, que antes se limitavam apenas ao RG, CPF e carteira de trabalho, agora também conta com passaporte. Isso vai facilitar muito a vida da população, pois todos esses serviços serão oferecidos de forma integrada e um só espaço”, explicou Isabella Rodrigues, coordenadora da Estação Cidadania de Marabá.
Com uma área de mil metros quadrados, os atendimentos da unidade são divididos em dois pavimentos. No térreo funcionam serviços de órgãos como Polícia Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Correios, Cartório do 2º Ofício, Banco do Estado do Pará (Banpará), Corpo de Bombeiros, Diretoria de Política de Gestão de Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Companhia de Habitação (Cohab), Departamento de Trânsito (Detran), Companhia de Saneamento (Cosanpa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e Procon.
No pavimento superior, o espaço conta com uma sala de reunião, coordenação, auditório e o infocentro do Navegapará, da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), que oferecerá acesso gratuito à internet e cursos de capacitação básica em informática, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O servente de pedreiro Dogimar Vieira, 40 anos, foi o primeiro morador do município atendido pelo projeto. Prestes a assinar um novo contrato de trabalho, Dogimar procurou a Estação Cidadania para tirar a segunda via da carteira profissional. “A minha carteira antiga já estava toda assinada. Por isso, precisava urgentemente de uma nova para ficar quite no meu emprego. Assim que eu soube da implantação desse complexo de serviços corri para cá. Afinal, tinha pressa para ser atendido. Só não imaginava que seria tão rápido assim”, disse o operário.
Prestação de serviços – Para Alice Viana, titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), a inauguração de mais uma unidade da Estação Cidadania mostra o resultado positivo do projeto, que em três anos de existência já realizou quase 800 mil atendimentos à população. “É o Estado tratando de forma digna os cidadãos paraenses, oferecendo um serviço eficiente e de qualidade, num ambiente que integra um complexo de prestação de serviço”, frisou a secretária.
Durante a cerimônia também foram entregues 33 cheques moradia e 55 linhas de crédito para mototaxistas e pequenos empreendedores do município, beneficiando 275 pessoas nas áreas de comércio, produção e serviço. Simão Jatene também assinou as ordens de serviço para o programa Asfalto na Cidade, que será implantado nos municípios de São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia, no sul do Estado.
Os serviços da Estação Cidadania de Marabá já começaram, logo após a inauguração. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h, sem intervalo. Aos sábados, o espaço terá uma programação especial, das 10 às 14 h, com o funcionamento voltado a algum serviço específico de um dos órgãos parceiros ou a uma ação de governo.
Agência Pará de Notícias
Adison Ferrera
Secretaria de Estado de Comunicação