PSDB – PA

Municípios paraenses receberão oficinas de artes cênicas do IAP

IAPOs municípios de Curuçá, Ulianópolis, Redenção, Tucuruí e Afuá receberão oficinas ministradas através do IAP neste mês de fevereiro. A programação das oficinas vai do teatro à dança, passando pela música e elaboração de projetos. “A parceria é feita entre o IAP e os municípios. A escolha dos cursos é feita de acordo com as necessidades de cada interior, depois os instrutores saem de Belém com o objetivo de atender essas demandas”, explica a gerente de artes cênicas e musicais, Sonia Massoud.

Em Ulianópolis, o músico e percussionista Williams Gabriel, ministrará a oficina de percussão rudimentar, nova modalidade surgida há pouco tempo no Brasil e tem como objetivo a percussão voltada para a área das marchas e das bandas de escola. Os instrumentos bases desse tipo de percussão são as caixas, os tambores, os bumbos e pratos.

Além de percussão, Ulianópolis receberá também a oficina de regência e musicalização, onde serão abordados o processo de alfabetização musical, princípios básicos de ritmo, melodia e grafia musical, ministrada pelo músico e arte educador Alan Cristian.

No município de Redenção as oficinas serão de dança e teatro. O ator Fernando Rassy ministrará a oficina de teatro corporal, abordando o aperfeiçoamento da dicção, montagem de cena, estudo sobre o corpo em cena, sonoplastia e figurino, texto e corpo. A dança de salão fica por conta do bailarino e coreógrafo, Rolon Ho, que trabalhará dois tipos de ritmo: o clássico e o popular. Dentro do ritmo clássico serão trabalhados o samba, o bolero, o zook e a salsa. Já no ritmo popular serão abordados, o brega, o forró, o melody e o merengue. O objetivo da oficina é dar base ao aluno sobre cada ritmo, mostrando não só o lado teórico, mas também o prático. A oficina de dança de salão será ministrada também no município de Pau d’Arco, que fica próximo a Redenção.

Em Tucuruí, o bailarino e coreógrafo Nando Elegância ministrará a oficina de mestre sala e porta-bandeira. Na oficina ele abordará a importância do pavilhão da escola dentro da performance do mestre-sala e da porta-bandeira, além disso a ética do casal perante a apresentação e comunidade a que pertence.

O professor e produtor cultural, Moisés Marques, abordará os folclores como tema da sua oficina no município de Curuçá. A oficina de dança folclórica será trabalhada a partir dos folclores da região, sendo colocado em prática dentro das coreografias. Edith Marques, coreógrafa e bailarina ministrará uma oficina de jazz. Dando base para o aluno poder trabalhar entre as várias modalidades existentes dentro do ritmo.

No município de Afuá será ministrada uma oficina de elaboração de projetos pela mestre em Economia, Tânia Cristina. Construção de projetos, ideias-bases, orçamentos, leis de incentivo e captação de recursos serão os principais assuntos abordados.

Todos os cursos e oficinas são gratuitos e as inscrições estão sendo realizadas na prefeitura de cada município.

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Dani Franco
Instituto de Artes do Pará

Ver mais