As Caravanas do Pro Paz que têm ofertado à população da capital e de municípios do interior do Pará inúmeros serviços de atenção básica e de fortalecimento a cidadania, terá destaque, a partir desta terça-feira, 10, no World Innovation Summit for Health – WISH, Cúpula de Inovação Mundial de Saúde, que acontece em Doha, capital do Catar. A ação itinerante será um dos temas abordados pelo governador Simão Jatene, que viajou na última sexta-feira, 6, à península arábica a convite da rainha Mozah Bint Nasser Al Misned, anfitriã do evento.
Em setembro deste ano, Mozah Bint Nasser Al Misned se reuniu, em Belém, com o governador Simão Jatene e depois aproveitou para conhecer de perto projetos nas áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente executados pelo Estado. Na ocasião, a sheikha do Catar visitou a aldeia indígena Djudjêko, localizada no município de Água Azul do Norte, no sul paraense, onde conheceu o trabalho de educação indígena executado pelo Governo do Pará.
No Catar, a sheika dirige a Fundação Qatar, que tem como lema aproveitar a riqueza da extração do petróleo para promover educação de qualidade e desenvolvimento humano por todo o mundo. A entidade é a organizadora do World Innovation Summit for Health, conferência que reunirá governos, líderes empresariais, acadêmicos, médicos, novos pioneiros da mídia e do terceiro setor. O objetivo do evento é promover e facilitar a inovação na prestação dos cuidados de saúde em todo o mundo.
Para a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Heloísa Guimarães, que acompanha o governador, a conferência será uma importante oportunidade para trocar experiências positivas. Durante o evento, Heloísa Guimarães e a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, que também integra a comitiva do governador, irão apresentar os resultados das caravanas do Pro Paz: fluvial, oftalmológica e cidadania. “Como o evento terá a participação de gestores de saúde de vários países, podemos sair de lá com parcerias e novos projetos firmados”, observou.
O governador e sua comitiva ficam no Catar até o dia 13 de dezembro. Além da apresentação das ações desenvolvidas pelas caravanas do Pro Paz, a comitiva irá participar de fóruns nos quais serão debatidos temas como obesidade, saúde metal, acidentes de trânsito, terminalidade da vida, envelhecimento, como utilizar recursos financeiros na área da saúde e como cuidar da saúde de maneira prática, sustentável e inovadora. O encerramento do evento se dará com a apresentação de um Estudo de Difusão de Inovação Global, feito pela sheika Mozah Bint Nasser Al Misned.
Da Redação
Agência Pará de Notícias / Amanda Engelke