Paraíba – O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) é a favor do voto aberto no Congresso Nacional. Ele lamentou a decisão da Câmara dos Deputados de não cassar o mandato de Natan Donadon, preso no presídio da Papuda, em Brasília, após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por desvios de recursos públicos.
“O cidadão que sai de casa para votar só acompanha, na plenitude, o mandato do parlamentar a partir do momento que conhece o comportamento do agente político”, afirmou Ruy Carneiro.
Segundo ele, a não cassação do mandato de Donadon foi um equívoco. “Sou plenamente a favor do voto aberto. Quantos deputados perderiam os seus votos se a população soubesse quais foram aqueles parlamentares que foram contra a cassação?”, questionou.
Quando era deputado estadual, Ruy Carneiro apresentou por três oportunidades o projeto que prevê o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa. “Agora, no Congresso Nacional, sou um dos defensores da proposta”, disse.
O parlamentar espera que o presidente da Câmara priorize a votação da PEC que acaba com o sigilo nas votações de perda de mandato.
Recurso
Na última quinta-feira (29), o PSDB foi ao Supremo contra a votação que absolveu Donadon. O presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), lamentou profundamente a decisão da Câmara dos Deputados. “Lamento profundamente e acho que foi um dia triste para o Congresso Nacional. A posição do meu partido, o PSDB, foi pelo respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal e continuará ser em todas as outras decisões do gênero”, disse o senador.