
O líder do PSDB na Câmara do Recife, vereador André Régis, falou a rádio Globo sobre um dos problemas que mais atrapalham a vida dos recifenses: o trânsito. Avaliou o tucano que a questão é muito complexa e não se resolve simplesmente com a engenharia de tráfego da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, a CTTU.
Para Régis, falta à atual gestão eleger como prioridade o investimento em infraestrutura, ao invés de dedicar metade da arrecadação ao pagamento de pessoal. O parlamentar defendeu ainda mais segurança e melhoria de qualidade do transporte coletivo como forma de estimular o cidadão a abrir mão do uso do carro.
“O cidadão fez a opção pelo carro não por gostar do carro, mas para fugir do transporte coletivo que não tem qualidade nem oferece segurança. Vivemos numa cidade que não investe em infraestrutura. O prefeito optou por destinar metade de tudo que se arrecada para pagamento do funcionalismo, notadamente para cargos comissionados de natureza estritamente política, e a estrutura viária não comporta todo esse volume de veículos”, avaliou.
Além da opção pelo investimento, via orçamento público, André Régis defendeu, “dentro de uma perspectiva federativa”, que o governo invista na expansão do metrô do Recife para a Zona Norte da cidade. “A gestão do Recife é uma gestão ruim, não atende a nenhum modal. Não há nenhum planejamento adequado, de coordenação das diversas esferas e instituições, para que a gente tenha um trânsito de qualidade numa cidade tão pequena como é o Recife. Temos uma das menores capitais do Brasil e um orçamento que permitiria. O prefeito precisa fazer a opção correta: deixar de entupir a cidade de cargos comissionados e investir na infraestrutura”.