Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Lixo Zero: começa o trabalho de instalação dos pontos de coleta da zona Leste

30 de junho de 2014
Email Share

3c49e6b6a7

Depois de implantar seis pontos de coleta de resíduos na zona Norte de Teresina, o Projeto Lixo Zero chega, agora, à zona Leste, em sua segunda etapa. A Prefeitura de Teresina começou, na última segunda-feira (30), os trabalhos de limpeza da área onde será instalado o próximo Ponto de Recebimento de Resíduos (PRR), no cruzamento da Rua Domingos Soares com Rua 31 de Março, no bairro Ininga, por trás da Universidade Federal do Piauí.

Como previsto no Projeto Lixo Zero, nessa segunda etapa, as equipes de limpeza vão trabalhar na remoção de 46 lixões da zona Leste da capital. Em toda a região, serão instalados cinco pontos de coleta. Esses locais serão devidamente sinalizados e fiscalizados pelas equipes das SDU´s, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Strans e Batalhão de Polícia Ambiental..

Nos PRR´s ou pontos de coleta, são colocados containers, com capacidade de 40 metros cúbicos, substituídos periodicamente pelos caminhões de coleta. Não será permitido o depósito de lixo domiciliar, entulhos de obras, lixo orgânico, vísceras e penas, lixo industrial e hospitalar. Quem descartar o lixo de maneira irregular será multado e terá o veículo ou carroça apreendido.

Os containers podem receber o chamado lixo seco, que é o resíduo de capina, de pequenos geradores de lixo até um metro cúbico, móveis velhos, geralmente descartados por carroceiros e pequenos veículos.

Acabando com os lixões

O Projeto Lixo Zero começou a ser implantado em abril deste ano, com a instalação de seis pontos de coleta na zona Norte de Teresina, que resultou na eliminação dos 36 lixões detectados na região. A meta é eliminar, ao todo, 101 pontos de deposição irregular espalhados em várias áreas da zona urbana, os chamados lixões.

Sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a ação conta com o envolvimento de outras secretarias e órgãos municipais como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Assistência Militar e da Strans. A operacionalização fica a cargo das SDU´s.

Em média, são coletados por mês 8,7 mil toneladas de resíduos que são lançados aleatoriamente nas ruas, avenidas, praças e em outros logradouros públicos. Para fazer esse trabalho de limpeza, a Prefeitura gasta cerca de R$ 222 mil mensais.

Confira abaixo a relação dos PRRs que serão instalados na zona Leste:

PRR – 9: Rua Domingos Soares com Rua 31 de Março, Bairro Ininga
PRR – 7: Rua Des. José Lourenço, entre as Ruas Noronha Almeida e Fernando Pires Leal, Bairro São João;
PRR – 8: Rua Marcos Parente, entre as Ruas Sem. Cândido Ferraz e Anfrísio Lobão, Bairro de Fátima;
PRR – 11: Rua 01, Vila Maria, Bairro Vale Quem Tem;
PRR – 10: Rua Maria Quitéria, entre a Av. Maria Antonieta Burlamaqui e a Rua José Torquato Viana, Bairro Satélite.

Compartilhe!

Ad