Filie-se
PSDB – PI
PSDB – PI

Prefeito Firmino Filho participa de caminhada com idosos

17 de junho de 2014
Email Share

abc901ac5e

As limitações da idade não foram empecilho para que os idosos de Teresina saíssem às ruas para chamar atenção da sociedade para os problemas enfrentados por eles. Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Firmino Filho se juntou a dezenas de idosos da capital para participar da caminhada alusiva ao Dia Mundial de Combate a Violência contra a pessoa Idosa, comemorado no último domingo.

A Caminhada saiu da Igreja São Benedito e percorreu ruas do Centro da cidade em direção à Praça Rio Branco, onde diversas atividades foram realizadas, como aferição de pressão, realização de testes de glicemia, orientações sobre combate a violência e os direitos dos idosos e outros.

A caminhada teve objetivo de chamar atenção da população sobre as necessidades da ampliação das políticas públicas para os idosos e ainda reivindicar seus direitos. “Nossa cidade deve muito a cada um de vocês. São pessoas que, durante toda a sua vida têm trabalho prestado a cidade, que compartilhou conosco suas alegrias e vivencias. Cada um tem sua contribuição e é preciso que levemos isso em consideração. Essa é uma caminhada bonita, onde os idosos manifestam sua existência e chamam atenção para seus problemas”, destacou o prefeito.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso, em parceria com diversas instituições do Poder público e privado. “Essa caminhada é uma reflexão para que haja uma sensibilização da importância de se ampliar nossos direitos. Não se pode ter uma sociedade desenvolvida sem respeitar os idosos. Temos muitas situações de abandono, maus tratos aos idosos e precisamos nos unir para combater isso”, frisou a presidente do Conselho Municipal, Maria de Jesus Soares Diocesano.

A secretária municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Mauricéia Neves, destacou que a Prefeitura de Teresina tem ampliado as políticas públicas de assistência ao idoso por meio dos Centros de Convivência. “O que queremos é mostrar que o idoso tem suas potencialidades e merece ser respeitado. Hoje temos dois Centros de Convivência com o Idoso, onde mais de três mil idosos são atendidos por meio do serviço de fortalecimento de vínculos. São ações socioeducativas, de lazer, cidadania, saúde e relacionamento familiar que dá mais qualidade de vida ao idoso”, comentou.

Mauriceia Neves aproveitou para anunciar que a Prefeitura irá construir outros dois novos Centros de Convivência do Idoso, um na região do Jatobá (Angelim) e outro no Vale do Gavião. Cada um dos Centros terá capacidade de atender mais de 100 idosos.

Compartilhe!

Ad