A capital piauiense é uma das seis cidades brasileiras escolhidas pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para integrarem o Programa de Apoio às Concessões Municipais. Trata-se de um projeto piloto de incentivo ao desenvolvimento de Parcerias Público Privadas e concessões com o objetivo de alavancar as economias locais.
O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim, e a secretária municipal de Parcerias e Concessões, Monique Menezes, participaram da reunião com o ministro Dyogo Oliveira, em Brasília, junto com representantes dos outros cinco municípios escolhidos.
Segundo Monique, Teresina participará do projeto em duas áreas: resíduos sólidos e estacionamento. “Esse é um assunto novo em nível de municípios e tem muito pouco conhecimento técnico em relação às modelagens. Na área de resíduos sólidos, o Ministério do Planejamento e o Ministério das Cidades vão nos auxiliar, destacando um consultor para nos ajudarem com o projeto. E a Caixa Econômica vai nos auxiliar na análise dos projetos que vamos receber em relação a estacionamentos”, destaca.
Além de Teresina, participam do Programa de Apoio às Concessões Municipais os municípios de Juazeiro (BA), Uberaba (MG), Bauru (SP), São Simão (GO) e Porto Alegre (RS).
Parceria com Governo do DF
A Prefeitura de Teresina tem buscado também estabelecer cooperações com outros municípios e governos estaduais em busca de informações e experiências na área de concessões e PPPs. Durante essa viagem, os secretários Erick Amorim e Monique Menezes tiveram um encontro com o subsecretário de PPPs do Governo do Distrito Federal, Rossini Dias de Sousa.
“Também tivemos uma reunião com o subsecretário de Parcerias Público Privadas do Governo do Distrito Federal e nossa ideia é fazer um acordo de cooperação para trocarmos informações, assim como temos acordo com os governos do Piauí e São Paulo”, explica.
Fonte: Portal PMT