Aécio defende entendimento entre Câmara e Senado sobre reforma política
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defendeu nesta terça-feira (30) um entendimento entre a Câmara dos Deputados e o Senado para que a reforma no sistema político-eleitoral saia do papel de acordo com os anseios da sociedade.
“O fundamental é que haja um entendimento com a Câmara dos Deputados, para que as matérias aprovadas aqui, de alguma forma, já sejam antecipadamente negociadas com a Câmara. Senão nós vamos ficar num pingue-pongue: eles mandam as propostas aprovadas na Câmara para o Senado, o Senado as arquiva, e vice-versa”, afirmou durante reunião da Comissão de Reforma Política do Senado.
O presidente nacional do PSDB defendeu ainda mudanças na distribuição do tempo de TV em campanhas majoritárias. Uma das propostas em discussão na comissão é definir o tempo de acordo apenas com os partidos do candidato e do vice. Hoje, o tempo é calculado pela soma dos tempos de todos os partidos da coligação.
Aécio Neves defende, porém, que o tempo seja calculado apenas de acordo com o tempo do candidato cabeça-de-chapa. “A divisão do tempo de televisão aos partidos que compõem as chapas majoritárias é um avanço, mas se quiséssemos ser mais ousados e fazermos um avanço efetivo a restrição tinha que ser para os partidos dos candidatos cabeça-de-chapa. Acho que inverte a lógica daquilo que deveria orientar composição das chapas. Convergência ideológica e convergência e complementariedade regional”, defendeu.