Líder do PSDB se reúne com presidente paraguaio e anuncia ADIN contra voto do Brasil pró-Venezuela
Brasília – O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), se reuniu, nesta sexta-feira (06/07), no Palácio do Governo, em Assunção, com o novo presidente do Paraguai, Federico Franco. O senador reafirmou ao presidente a posição do partido em defesa da soberania paraguaia e anunciou a intenção do PSDB de ingressar no STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o voto brasileiro a favor da incorporação da Venezuela ao MERCOSUL.
“Se os advogados do PSDB considerarem que é possível, vamos ao Supremo, pois o nosso partido repudia o fato de alguns países não reconhecerem a posição majoritária do parlamento paraguaio, referendada pela Suprema Corte, e também as sanções que representam uma afronta à soberania do país. Consideramos a represália no Mercosul uma afronta à soberania paraguaia. Cada nação deve decidir sobre seu destino, e o Congresso é a sua representação mais popular”, disse Alvaro Dias.
Segundo o Líder, Federico Franco comemorou a iniciativa da ADIN e ficou satisfeito ao saber que muitos brasileiros estão defendendo a posição do país vizinho. O Líder também se reuniu com o Presidente da Corte Suprema de Justiça, Victor Nuñez, com o Ministro das Relações Exteriores, José Felix Fernadez Estigarribia, e com o Presidente do Congresso Nacional, Jorge Oviedo Matto, além de vários senadores e deputados. O chanceler Estigarribia disse ao senador que a ADIN pode ajudar o Paraguai nos pleitos junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Alvaro Dias também reiterou aos representantes dos três poderes a preocupação com a segurança dos 500 mil brasileiros que vivem no Paraguai, mas,segundo as autoridades paraguaias, os brasiguaios estão protegidos.