Zenaldo Coutinho inaugura a primeira unidade do ProPaz Belém

Acompanhe - 03/09/2015

CreateThumbnail xxA primeira unidade do ProPaz Belém já está funcionado oficialmente. Localizada no espaço esportivo da Unidade de Educação Infantil do Centro Comunitário Allan Kardec, na Avenida Roberto Camelier, próximo a Tembés, no bairro do Jurunas, a unidade foi inaugurada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, na manhã desta terça-feira,1.

O local deve receber crianças, jovens, adultos e idosos das áreas do Jurunas, Condor e adjacências, que serão atendidos com cursos profissionalizantes e atividades esportivas e socioeducativas. Vale ressaltar que a quadra do centro esportivo foi inaugurada em abril deste ano, ou seja, um ambiente já construído para receber as ações do ProPaz.

Além do prefeito Zenaldo Coutinho, estiveram presentes na inauguração da unidade, Marinalva Muniz, coordenadora do ProPaz Belém; Izabella Jatene, titular da Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (Seips); o presidente da Fundação Pro Paz do Estado, Jorge Bittencourt; o vereador Zeca Pirão, que no ato representou a Câmara Municipal de Belém; titulares de pastas do município, lideranças comunitárias, moradores da área, estudantes e pais de alunos.

“O objetivo da unidade é resgatar a paz em todos os distritos de Belém, não apenas aqui no Allan Kardec”, enfatizou Marinalva Muniz. “Este trabalho é desenvolvido em parceria com todas as secretarias municipais, seja ela de trânsito, saúde ou educação, e com a comunidade, pois é com ela que caminharemos juntos”, completou.

“Um sonho sonhado junto é realidade. Com isto, reafirmo a parceria do ProPaz estadual com o do município, inaugurado hoje, mas com os serviços já sendo realizados desde o início deste ano”, declarou Izabella Jatene. “A equipe da prefeitura está de parabéns pelo trabalho realizado e pela iniciativa em tornar real este projeto”, continuou. “Precisamos estar juntos e acreditar que a cultura de paz é mais forte”, finalizou Izabella.

“Para nós, este é um momento de muita felicidade. Pois, hoje, oferecemos um novo conceito para o centro comunitário e coroamos todo o trabalho já executado aqui no bairro, com a revitalização da Roberto Camelier e a conclusão das obras na Timbiras”, pontuou Zenaldo Coutinho. “Aqui será oferecido à população serviços que envolvem saúde, cidadania e educação, esta que já conta com a creche que funciona em tempo integral no centro comunitário e recebe cerca de 125 crianças”, completou.

O prefeito Zenaldo Coutinho falou também sobre a importância da inclusão das crianças e adolescentes nas práticas esportivas. Para o gestor, o esporte ajuda a afastar esse público da marginalidade e dos riscos de violência. “Aqui defendemos os princípios de união da família, combatendo a violência e orientando nossos jovens para os riscos do crime e das drogas. Que as famílias possam usufruir deste espaço para compartilhar a paz e a união”, defendeu.

Esdran Nascimento, 38 anos, instrutor de Jiu Jitsu concorda que o esporte ajuda no desenvolvimento e na disciplina do aluno. Para ele, o exercício completa a educação instruída dentro da sala de aula. “Aqui eles aprendem tanto a defesa pessoal, quanto conseguem absorver lições para serem pessoas do bem”, disse.

Aos oito anos, o pequeno Adrian Felipe, que mora no bairro da Condor, e pratica o Jiu Jitsu, conta que hoje já aprendeu muito com o esporte, como por exemplo, a  manter a disciplina. “Hoje acordo mais cedo para ir para a aula e tirar notas boas para continuar praticando o Jiu Jitsu. Quero continuar sendo um bom aluno, mas sem deixar de ser bom na luta”, contou mostrando muita esperteza e, claro, dedicação.

Após a fala do prefeito e das demais autoridades convidadas para o pronunciamento, a banda de música da Guarda Municipal executou o “Parabéns para Você”. A doceira Flor Diniz, de 60 anos, acompanhou com bastante entusiasmo a celebração. Ela foi uma das responsáveis pela confecção do bolo de quase três metros, preparado para a inauguração da unidade. “Eu já gostava muito de preparar doces e cozinhar, em geral, e hoje estou me aprimorando com o curso de culinária e ajudando na renda familiar”, contou D. Flor, que é uma das alunas do curso já oferecido pelo projeto.

Além do curso de culinária, o ProPaz Belém oferece aulas de artesanato, cabeleireiro e informática básica, além de múltiplas ações, como a ginástica para a terceira idade.

Nesta terça-feira  o projeto ofereceu, também, serviços de cidadania como a retirada da meia passagem estudantil, com a emissão do Passe Fácil, credencial de estacionamento preferencial (idoso e deficiente físico), orientações jurídicas, retirada de documentação e orientação de saúde.

 Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Temas relacionados:

X
03/09/2015