Iniciativa pioneira no Nordeste: Jaboatão reforça proteção a mulheres vítimas de violência com “Botão do Pânico”

Dispositivo será lançado nesta sexta (26) pela gestão municipal. Apresentação será às 10h, no Pecom Prazeres
Em novo reforço às políticas públicas no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lança, nesta sexta-feira (26), o “Botão do Pânico”. Pelo dispositivo, mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça poderão acionar imediatamente a Patrulha Municipal Maria da Penha (PMMP), em qualquer hora, no momento em que sentir-se ameaçada. A iniciativa é pioneira no Nordeste.
O lançamento será às 10h, no Ponto de Encontro das Comunidades (Pecom), no bairro de Prazeres, e terá a participação de representantes do Governo do Estado, Polícia Militar, secretarias municiais da Mulher e do Poder Judiciário. Também estará presente a diretora Rosângela Nielsen, do Instituto de Tecnologia Preventiva (INIP), do Espírito Santo, que detém a tecnologia e foi responsável pela implantação do sistema na capital Vitória, o primeiro município do país a implantar o Botão do Pânico.
ATENDIMENTO 24H –
O “Botão do Pânico” permite gravar conversas, que poderão servir de prova judicial contra o possível agressor. O atendimento funcionará 24 horas por dia e os chamados serão atendidos em tempo hábil, podendo ser feito ou pela equipe da Patrulha Maria da Penha ou por integrantes das Polícias Civil ou Militar que estejam mais próximos.
A Prefeitura investirá R$ 13 mil com o custo de manutenção mensal. Inicialmente, a gestão municipal disponibilizará dez aparelhos, numa fase piloto, mas em breve esse número será ampliado. O contrato com a INIP, ganhadora da licitação, permite chegar a até 700.
“Estamos no momento com capacidade para trabalhar com 50 botões. De início, iremos disponibilizar 10 para esta fase. Mas, em breve, outros serão entregues a mulheres vítimas de violência no município”, explicou a secretária executiva da Mulher, Ana Selma.
SERVIÇO
Lançamento do Dispositivo de Segurança Preventiva para Mulheres em situação de Violência Doméstica – Botão do Pânico – em Jaboatão.
Nesta sexta-feira (26/08), às 10h, no Ponto de Encontro das Comunidades (Pecom) – Viaduto Geraldo Melo, Prazeres.
*Ana Lúcia Andrade/Assessoria do PSDB-PE