Natural de Matelândia, interior do Paraná, Rincon de Celídio Marques, atuante no meio político há mais de dez anos como militante e vereador, se candidata a deputado estadual pelo estado do Mato Grosso, onde reside atualmente, pela primeira vez. Apesar das condições restritas ao longo da vida, Rincon conseguiu se sobressair no meio e planeja mudar a realidade dos mais necessitados.
Integrante e militante do Tucanafro, Marques diz estar engajado na luta contra o racismo e por mais igualdade racial. Além disso, o candidato diz não ter sofrido com o preconceito, embora já tenha presenciado. “Foi muito constrangedor e o pior foi assistir e perceber que a pessoa atingida não sabia como agir ou a quem recorrer”, comentou.
Como sugestão para mudar esse tipo de situação, Rincon afirma que o brasileiro, negro ou qualquer outro que sofra qualquer discriminação, precisa ter mais atitude. “Se calar é promover a situação, já que não haverá questionamentos. Se isso continuar acontecendo é sinal de que deixamos a desejar”, disse.
Por ter esta mentalidade de mudança, pretende por meio de suas ações apostar na educação para melhoria da qualidade de vida de toda a população. Projetos sociais que envolva idosos, jovens e saúde também integram a gama de iniciativas de Rincon Marques.