Ministério Público de Minas Gerais confirma regularidade das obras do aeroporto de Claudio
O Ministério Público de Minas Gerais pediu ao Conselho Superior do MP o arquivamento do inquérito que investiga a construção do aeródromo do município de Claudio (MG), ao concluir que as obras realizadas no governo Aécio Neves ocorreram dentro dos procedimentos legais.
No relatório divulgado ontem (06/08), os promotores concluem que não houve superfaturamento nos valores da obra e que familiares do ex-governador, moradores na região, não foram favorecidos. As denúncias foram apresentadas ao MP por deputados do PT durante a campanha eleitoral pela Presidência da República, disputada por Aécio Neves.
O MP do Estado já havia anteriormente atestado a regularidade das obras em outra ação, também arquivada. A segunda denúncia feita pelo PT serviu para criar falsas acusações contra Aécio Neves na disputa eleitoral.
“A “suspeita” de superfaturamento levantada, como se vê, baseou-se exclusivamente em premissas desconexas”, afirmam os promotores em trecho do novo relatório.
A construção do aeródromo em Claudio fez parte de um conjunto de dezenas de obras realizadas nos aeroportos de Minas Gerais durante o governo Aécio Neves. Em 3 de abril de 2014, o governo federal já havia reconhecido a regularidade das ações ao transferir a gestão do aeródromo para o governo estadual, procedimento autorizado pela Secretaria da Aviação Civil somente após a verificação dos procedimentos cumpridos.
Montezuma
O MP de MG também concluiu pela regularidade da reforma da pista do aeroporto de Montezuma, no Norte de Minas, e afirmou que a obra atendeu a interesse turístico e econômico da região. A reforma da pista foi objeto da mesma denúncia do PT durante a campanha eleitoral.
*Do portal do PSDB-MG