Após mandato como Vice-Governador do Espírito Santo, Colnago volta a concorrer como federal

A bagagem política adquirida com anos de serviço em cargos públicos do Espírito Santo credenciam César Colnago como um dos candidatos mais preparados para ser eleito como deputado federal pelo PSDB capixaba. Após quatro anos como vice-governador, o tucano tentará voltar a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Natural de Itarana, município capixaba, César Roberto Colnago nasceu em 22 de julho de 1958. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), César Colnago é especialista em Medicina Comunitária, Saúde Ocupacional e Planejamento em Saúde.
O tucano iniciou sua caminhada pública participando do movimento estudantil universitário ao lado de Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo e então presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFES.
Colnago também ocupou cargos na Prefeitura Municipal de Vitória. As primeiras atuações foram como Secretário Municipal de Meio Ambiente e de Educação durante a gestão de Paulo Hartung. O candidato a federal também comandou a pasta de Governo, este durante o mandato de Luiz Paulo Vellozo Lucas, onde também foi Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.
Em 1992, iniciou sua trajetória política, quando conseguiu sua primeira eleição para o cargo de vereador pela cidade de Vitória. Foi reeleito para o cargo outras duas vezes, atuando na Câmara Municipal da cidade por três mandatos consecutivos entre 1993 e 2002. O bom trabalho realizado o alçou para a presidência da Casa no biênio 1997/1998.
O bom trabalho realizado garantiu a Colnago uma eleição para a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) como deputado estadual em 2003. Atuando na liderança do Governo Paulo Hartung, foi reeleito para o cargo nas eleições seguintes. Foi ainda presidente do legislativo capixaba no biênio 2005/2006.
O trabalho de excelência prestado no âmbito regional alçou César Colnago para uma cadeira na Câmara dos Deputados, quando foi eleito pela primeira vez em 2010. Durante a primeira legislatura como deputado federal, o tucano ocupou a função de 1º vice-líder do PSDB na Casa e membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
Durante os quatro anos em Brasília recebeu diversos reconhecimentos de sua atuação como parlamentar, sendo eleito o 6º melhor deputado do Brasil em 2011 e 2012, conforme Ranking do Progresso da Revista VEJA. Além disso, ficou entre os 40 melhores deputados do Prêmio Congresso em Foco por indicação de jornalistas que fazem a cobertura diária do Congresso Nacional.
Em 2014, Colnago aceitou o desafio de integrar a chapa de Paulo Hartung para o governo do Espírito Santo. Eleito vice-governador do estado, passou a responder também pela área de Direitos Humanos, até 2016. Sob o comando do tucano, a Vice-Governadoria também coordenou as áreas de Dependência Química, Relações com Conselhos e Primeira Infância. Com o desafio cumprido, o político pleiteia nas eleições de 2018 mais um mandato como deputado federal.
Reportagem Danilo Queiroz