Confiança na construção civil sobe em agosto e sinaliza recuperação

A confiança no setor de construção civil avançou em agosto e, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), pode sinalizar o início de uma retomada. A expectativa na área aumentou 1,5 ponto no mês, alcançando 76,1 pontos. Em um ano, esse indicador já acumula um ganho de 4,1 pontos. Deputado federal pelo PSDB de Pernambuco, Betinho Gomes avalia o dado como positivo, mas observa que os números precisam ser analisados com cautela. A FGV considera que é necessário observar regularidade nestes indicadores, visto que o aumento da confiança é motivado, a cada mês, por segmentos diferentes da economia que ainda precisam de resultados consolidados.
“Temos que estar evidentemente atentos no sentido de garantir as condições dessa retomada. A construção civil é importante, sobretudo por conta da geração de emprego. É um sinal bom, embora ainda não seja algo para comemorar com toda força possível, pois ainda precisa de confirmação. Mas não deixa de ser fundamental para nos dar o ânimo necessário e acreditar sim que a retomada vai se configurar”, disse.
A alta do Índice de Confiança da Construção correspondeu, majoritariamente, ao crescimento das expectativas que mensuram o otimismo com a situação nos negócios nos seis meses seguintes. Esse indicador avançou 3 pontos, atingindo o total de 89,8 pontos. Para Betinho Gomes, a melhora se explica pela mudança no cenário econômico e pela sequência de indicadores em recuperação demonstrados dia após dia.
“Parece-nos que todos os indicativos econômicos apontam nesse sentido. Claro que é importante ter a cautela para guardar esses dados e a sequência desses indicadores para formar um caminho histórico nesse ano e, com isso, ter certeza de uma retomada”, apontou.
Outro indicador que integra o sub-índice, o Nível de Utilização da Capacidade do setor subiu 0,3 ponto percentual em agosto, chegando a 62,1%.