Governo anuncia R$ 8,2 bilhões para micro e pequenas empresas em programa para impulsionar o setor
Em parceria com Sebrae e Banco do Brasil, o governo federal lançou nessa quarta-feira (19) o programa Empreender Mais Simples, que visa impulsionar as micro e pequenas empresas, além de simplificar a gestão e orientar o financiamento a empresários. Pelo convênio, donos de pequenos negócios terão à disposição um total de R$ 8,2 bilhões para capital de giro e crédito orientado. O objetivo é oferecer também financiamentos com taxas de juros diferenciadas, carência de até um ano e prazo de pagamento estendido. A expectativa é de que cerca de 50 mil empresas sejam beneficiadas. Para o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), a iniciativa tem o potencial para impulsionar a economia e gerar mais empregos.
“Quem emprega hoje são esses empresários. Mais de 80% dos negócios são de micro e pequenas empresas. E isso aí aumenta o número de empregos, a medida que simplificam-se as coisas. Então eu acho que foi uma medida boa”, declarou.
A desburocratização também é foco do programa, que prevê a obtenção facilitada de documentos fiscais eletrônicos no e-Social, um processo de restituição automatizada para empresas do Simples e até um sistema de parcelamento do Simples Nacional. Com essas medidas, Izalci acredita que em breve o Brasil deixará de lado práticas características da burocracia do estado imperial.
“No Brasil a gente ainda tem a cultura de Portugal, do carimbo. A burocracia é muito grande e emperra o país. E uma das nossas reivindicações de longa data é diminuir isso. Hoje se gasta mais nos trâmites para pagar os impostos do que no próprio tributo”, destacou o tucano.
No evento de lançamento do programa, o presidente Michel Temer também falou dos esforços para simplificar o sistema tributário, e disse que espera reduzir, em pouco tempo, as obrigações tributárias que recaem sobre os micro e pequenos empreendedores.