Fortalecer o partido. Esta é a palavra que Sérgio de Paula, atual presidente estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul, sempre diz. E nesses 31 anos de existência da Social Democracia no país, ele vê que a política hoje está baseada em extremos, e que é preciso voltar aos partidos de centro.
“Hoje o que vemos na política brasileira é a extrema direita e a extrema esquerda, e o centro deu uma diluída. Nós temos que voltar ao centro. Precisamos fortalecer o centro para retomar o poder novamente. Nacionalmente, temos o Dória, entre outras lideranças”.
Em Mato Grosso do Sul, Sérgio diz que é importante a aglutinar as lideranças do partido, unindo a experiência com a juventude. “Temos intelectuais, gente que movimenta, que trabalha na rua, ou seja, temos várias lideranças no partido e precisamos aproveitar isso”, diz.
Sobre como o PSDB de Mato Grosso do Sul fará para continuar tendo a sua sigla com a maior representatividade política no Estado, o presidente fala que o trabalho a ser realizado é ousado e desafiador, mas possível de ser cumprido.
“Vamos realizar um trabalho para buscar mais filiadas e filiados para o nosso ninho tucano. Temos uma meta de chegar em 50 mil ainda em 2019. É uma meta ousada, mas é por isso que a colocamos. Além disso, buscaremos também novas lideranças para serem candidatos a vereador, vereadora, prefeitas, prefeitos e vices também. Pretendemos lançar de 45 a 55 candidatos a prefeitos e cerca de 350 candidatos a vereadores”, afirma.
Para que o PSDB caminhe unido, De Paula também fala que é importante fortalecer os secretariados do partido, lançando mais candidaturas, para fortalecer os seguimentos. “Hoje temos duas mulheres prefeitas e queremos mais”.
Nacionalmente, o PSDB de Mato Grosso do Sul possui o governador Reinaldo Azambuja como uma liderança nacional por sua gestão competente e por ser o único governador tucano reeleito. Os sul-mato-grossenses possui 10% da bancada federal, com três representantes: as deputadas federais Bia Cavassa e Rose Modesto e o deputado federal Beto Pereira, que também é o secretário geral do PSDB nacional. Os tucanos também são a maioria na bancada da Assembleia Legislativa, tendo os deputados estaduais Felipe Orro, Marçal Filho, Onevan de Matos, Rinaldo Modesto e Paulo Corrêa, que também é o presidente da Casa de Leis. Além disso, os presidentes estaduais da Juventude, PSDB-Mulher, Tucanafro e Diversidade possui um cargo no PSDB nacional em seus respectivos segmentos, tendo Hosilene Lubacheski como vice-presidente da Diversidade Nacional de Mato Grosso do Sul. Dos 79 municípios, a Social Democracia possui 42 prefeitos , 16 vice-prefeitos e 162 vereadores. Com quase 32 mil filiados no Estado, os votos na última eleição para Reinaldo Azambuja chegou a mais de 1,2 milhão.
Veja abaixo quem são nossos prefeitos. Para saber quem são os representantes tucanos sul-mato-grossenses, acesse https://bit.ly/2LnZ7R6
1. Amambai – Ednaldo Luiz
2. Anastácio – NildoAlves
3. Aquidauana – Odilon Ribeiro
4. Aral Moreira – Alexandrino Garcia
5. Bataguassú – Pedro Caravina
6. Bela Vista – Reinaldo Miranda Benites
7. Bodoquena – Kazuto Horii
8. Bonito – Odilson Arruda Soares
9. Caarapó – Andre Luis Nezzi de Carvalho
10. Camapuã – Delano de Oliveira
11. Cassilândua – Jair Boni
12. Chapadão do Sul – João Carlos Krug
13. Corguinho – Marcela Lopes
14. Corumbá – Marcelo Iunes
15. Dois Irmãos do Buriti – Edilson Manguinha
16. Douradina -Professor Jean Sergio
17. Figueirão – Rogerio Rosalin
18. Guia Lopes da Laguna – Jair Scapini
19. Iguatemi – Patricia Nelli
20. Inocência – Zé Arnaldo
21. Itaporã – Marcos Pacco
22. Itaquiraí – Ricardo Fávaro
23. Ivinhema – Eder Uilson (Tuta)
24. Jaraguari – Edson Rodrigues
25. Jardim – Guilherme Monteiro
26. Jateí – Eraldo Jorge Leite
27. Ladário – Iranil Lima Gomes
28. Nioaque – Valdir Couto de Souza Junior
29. Paranaíba – Ronaldo José Severino
30. Paranhos – Dirceu Betoni
31. Pedro Gomes – Willian Luiz
32. Ponta Porã – Helio Pellufo
33. Porto Murtinho – Derley Delevatti
34. Rio Brilhante – Donato Lopes
35. Rio Negro – Cleidimar da Silva Camargo
36. Rochedo – Francisco Junior
37. Santa Rita do Pardo – Cacildo Dagno Pereira
38. São Gabriel do Oeste – Jeferson Tomazoni
39. Selvíria – Dr. José Fernando Barbosa
40. Sete Quedas -Francisco Piroli
41. Taquarussu – Roberto Tavares Almeida
42. Três Lagoas – Angelo Guerreiro