
Campo Grande (MS) – Curso de artesanato muda a vida das mulheres do Mutirão. O curso é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania e Superintendência da mulher e tem como objetivo valorizar e aumentar a autoestima de 22 mulheres do Mutirão.
Durante os quatro meses ficaram unidas e aprenderam a fazer “fuxico”, e acima de tudo, se transformaram em uma família e venceram vários problemas decorrentes do dia a dia conversando com outras pessoas e assim se sentirem úteis.
Na cerimônia de entrega dos certificados, o clima foi de emoção com lágrimas que rolaram pelos rostos de quem soube dar o devido valor à congregação de pessoas em busca do melhoramento pessoal. Uma tarde para lembrar dos dias de conversa, aprendizado e planejar o futuro que vem por ai com novos desafios e mais confiança para vencê-los.
“Daqui eu não vou parar, eu vou trabalhar”, garantiu Luciene Eulália Santana que já sabia fazer o artesanato e participou do curso para aperfeiçoar os trabalhos. Eulália estava grávida quando as aulas começaram, o filho nasceu e se transformou em mascote da turma.
Rita Cassiana de Arruda Rodrigues está grávida e fez o curso já para preparar o futuro do bebê. “É meu primeiro filho e eu espero ganhar dinheiro para ajudar no sustento da casa”, afirmou ela que também disse ter aprendido muito com o curso feito no Centro Comunitário do Mutirão.
“Os encontros serviram para as pessoas se familiarizarem”, disse a secretária especial de Políticas Sociais e Cidadania, Delari Botega Ebeling. Ela ressaltou que os trabalhos feitos e distribuídos durante o evento do Dia das Mulheres, em 8 de março, foram confeccionados pelas alunas do curso. Delari também afirmou que no Agosto Lilás, as lembranças também serão feitas pelo grupo.
De acordo com o assessor executivo do prefeito, Rodrigo Arruda, “O município vai continuar investindo em cursos como esse e quer ver cada dia mais pessoas capacitadas para trabalhar e garantir renda familiar”.
Durante o curso as mulheres aprenderam a fazer uma série de artesanatos que servem tanto como enfeites, como em utensílios ou mesmo vestimentas. Porta objetos, bolsas, enfeites e até colchas e vestidos foram feitos pelas alunas que usaram da criatividade para criar. Agora é investir porque a intenção foi oferecer uma maneira de elas ganharem dinheiro trabalhando e mostrando o quanto são criativas e competentes.
Informações com assessoria