
Campo Grande (MS) – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através de cuidados com a saúde a prefeitura municipal de Ponta Porã por meio da secretaria de Saúde desenvolveu um programa que consiste em entregar gratuitamente óculos para pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde-SUS.
Já foram beneficiadas cerca de 50 pessoas com a entrega de óculos no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado pelo secretário de saúde, Patrick Derzi, comemoraram o momento da entrega a população que necessita. O ato representa bastante na vida dos beneficiados.
O prefeito Hélio Peluffo disse que o programa será mantido com o objetivo de beneficiar mais pessoas. “Agradeço o apoio do governador Reinaldo Azambuja que tem investido na saúde de Ponta Porã, melhorando o hospital e trazendo a Caravana da Saúde, assim proporcionando atendimento a uma grande quantidade de pessoas que estavam excluídas, sem atendimentos especializados por muito tempo.
“Uso óculos desde os cinco anos de idade. Esta é a primeira vez que participo do programa e estou bastante satisfeita porque fui muito bem atendida”, afirmou a dona de casa Aline Sanches Brandão.
O caso dela evidencia o quanto é importante o programa de órteses e próteses oftalmológicas mantido pela Prefeitura de Ponta Porã. “Ela recebeu um óculos com lentes de 12 graus para miopia e 1 de astigmatismo. Trata-se de lente especial, difícil de ser feita. O objetivo foi preparar uma lente adequada com uma armação confortável”, explicou o secretário de saúde, Patrick Derzi.
A coordenadora do programa, Ugenia Vacaro Gonçalves, informou que as pessoas são encaminhadas pelos profissionais do SUS escolhem as melhores armações. Tanto que durante a entrega de óculos também havia uma grande quantidade de pessoas que escolheram a nova armação. “A entrega destes óculos será feita na próxima remessa, prevista para o mês que vem”.
“Agora posso fazer melhor as contas”, comemorou dona Ana Maria, que trabalho no comercio autônomo. Ela recebeu óculos com lentes de 2,75 e 2,50 graus. “Não só minhas contas mas também poderei ler tudo o que quero”, acrescentou.
Nosso passo seguinte será fortalecer a parceria para que possamos oferecer, junto com a Cassems, atendimento oncológico. Em pouco tempo, as pessoas que fazer quimioterapia não precisarão mais sair de Ponta Porã. Este tratamento será oportunizado aqui mesmo”, anunciou o prefeito, referindo-se a uma parceria da Prefeitura, Câmara Municipal, Cassems e Governo do Estado para atender pessoas que fazem tratamento contra o câncer.
Informações com assessoria