PSDB – MS

Autoestima e autonomia são temas abordados por palestra realizada pelo PSDB-Mulher

Com o objetivo de lembrar a mulher da sua autonomia, a importância da auto estima e do amor próprio, o PSDB- Mulher estadual, trouxeram a palestra Saúde Efetiva, com a terapeuta Karina Brum.  O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 23, no Diretório Estadual do partido.

Atuando na saúde da mulher há dez anos, Karina reforça que é necessário o autoconhecimento e o rompimento de barreiras, impostas muitas vezes, pela própria mulher.

“Nesta palestra abordo pontos de melhoria no dia a dia pra conquistar essa saúde, tanto no campo afetivo, como no campo sexual, e de relacionamento. Conscientizar as mulheres da importância de conhecerem a si, seu corpo, de se respeitarem e aprenderem a dizer não são formas delas encontrarem o empoderamento dentro delas, que há várias vertentes e ferramentas que ela pode usar na sua vida”, explica a terapeuta.

Para a deputada federal Rose Modesto, o partido acerta quando não se reúne para falar só de política.

“Todas que estão aqui tem o dia a dia corrido, muitas ainda tem que cuidar da família, e uma palestra como essa serve para a gente poder ter uma qualidade de vida melhor, seja psicológica, física ou emocional, por isso, o partido acerta quando não reúne pra falar só de política, porque a vida é muito mais que isso. Quando a gente tá bem, a gente consegue  trabalhar melhor”.

Integrante da Comissão em Defesa da Mulher e a Comissão Externa de Combate ao Feminicídio e a Violência Doméstica, Rose lamenta os índices de Mato Grosso do Sul e fala dos projetos apresentados em âmbito nacional.

“De tanta coisa boa que temos no nosso Estado, tem uma que precisamos transformar, que é a violência contra a mulher. Hoje somos o quinto  Estado mais violento e o segundo com o maior índice de estupro, por isso procurei neste primeiro semestre na Câmara Federal apresentar vários projetos relacionados  a isso. Desde a questão da prevenção até o combate da violência com leis mais duras”, fala.  Entre as ações, a tucana propôs o Projeto de Lei que aumenta de 12 para 20 anos a pena pelo crime de feminicídio .

Para a presidente estadual do PSDB-Mulher, a presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, eventos como esse é de extrema importância e que deve ser feito sempre.

“Trabalhar a saúde afetiva é algo que precisamos fazer sempre. É um momento de reflexão para que as mulheres possam avaliar como tem sido  sua vida, afetiva dentro de casa e fora dela,  o relacionamento com seu parceiro, e de como ela encara todas essas questões, as decisões que é preciso tomar diariamente”.

Em meio ao setembro amarelo, que é o mês de Prevenção ao Suicídio, Mara reforça que palestras como essa faz a gente olhar para si mesmo e para o outro.

“Em uma palestra como esta, a mulher pode ter uma percepção maior de quem está ao seu redor e de repente precisa de um auxílio. Ela pode perceber que está passando por um momento difícil ou perceber que o seu marido, seu filho ou amigo possa estar precisando de ajuda. Falar de saúde afetiva nos faz entender um pouco dos grandes problemas que estamos enfrentando, que é o suicídio e a depressão”, explica.

 

Próximos eventos PSDB-Mulher

Em outubro, o secretariado realizará dois eventos.

No dia 05, mês em que é em que a campanha do Outubro Rosa é lançado nacionalmente,  o PSDB-Mulher irá até a Praça Ary Coelho para falar com a população sobre a importância da autoexame e da importância de cuidar da saúde.

Dia 18 de Outubro, haverá um ato de filiação no Diretório Estadual, com o intuito de trazer lideranças femininas que queiram se candidatar e concorrer nas eleições do ano que vem. O evento acontecerá em Campo Grande e em vários diretórios.

 

Ver mais