Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) e Escola de Governo (Escolagov) vão viabilizar um programa de mestrado e doutorado para servidores estaduais. De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, serão disponibilizados cursos no Brasil e no exterior.
Turine informou ainda que a abertura do edital já está aprovada pelo conselho superior da Fundect desde o final de 2015. Inicialmente serão 10 bolsas de pesquisas. Os detalhes do edital ainda serão discutidos com a equipe de governo.
Para o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Junior, o investimento na qualificação profissional dos servidores efetivos vai proporcionar um incentivo para o aprimoramento pessoal e, consequentemente, melhoria na gestão pública.
Levantamento da Secretaria de Estado de Administração apontou que dos 48,1 mil servidores públicos de Mato Grosso do Sul, apenas 17 mil possuem curso superior; 12 mil cursaram pós-graduação, sendo que 401 têm doutorado e somente 64 fizeram pós-doutorado.
A gerente de Qualificação e Formação de RH da Escolagov, Maysa Ferreira da Silva, que também estava presente na reunião, avalia a iniciativa como “uma revolução para o Estado”.